Seguidores do Escrever para Emagrecer

16.9.10

Primavera é tempo de flores no jardim e na salada



 Olá, queridos!


Ainda estou atarantada com os trabalhos para entregar. Resolvi passar para vocês esse texto que recebi dos Vigilantes do Peso, ok? 


Beijokas e espero logo escrever sobre mim aqui no nosso espaço.

 Foto: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?art=2841&rev=2&cat=487, acesso em 16/09/2010 às 22h13min.



O consumo de flores comestíveis é um hábito muito antigo. Mas, qual flor se pode comer?  Como preparar? Elas promovem alguma contribuição à nutrição humana?

De tempos em tempos, seja por estímulo de um livro, uma novela, um filme ou evento surge em algumas pessoas o desejo de experimentar e comer flores junto aos alimentos.
Quem já experimentou e não abre mão da oportunidade de consumir flores, alega que além do sabor específico que cada flor comestível tem, o que mais agrada são as cores e o toque de beleza que dão aos pratos.


Os tão conhecidos floretes de brócolis e de couve-flor, e a alcachofra são flores que dão grande contribuição à saúde com suas vitaminas, minerais e antioxidantes. De menor uso são as florzinhas da cebolinha-verde (nirá), do endro ou aneto, usadas em preparações diversas.


Quanto às flores ornamentais comestíveis, a lista é grande. Destacamos as flores da capuchina, abobrinha, abóbora, nastúrcio, rosa, begônia, borago, calêndula, amor-perfeito e violeta – com exceção da africana, que temos em vasos.


Na cozinha árabe, a rosa entra no preparo de cremes e musses. A flor da abobrinha ou a da abóbora são usadas com recheio de queijo em empanadas e tempurás. O nastúrcio, o amor-perfeito e o borago são usados em saladas. A violeta comestível é usada em saladas e bolos ornamentais. 


Mas, atenção! As flores comestíveis não são as mesmas flores compradas na floricultura da esquina. e sim aquelas cultivadas por produtores especializados, sem uso de agrotóxico ou outros tratamentos químicos que possam prejudicar a saúde do consumidor.

Cada 100 g de pétalas comestíveis tem em média 40 calorias. Algumas têm vitamina A e C e traços de minerais, como ferro, cálcio e potássio. Em geral, os caules e pistilos são desprezados, pois podem causar alergias.

Fonte: http://www.vigilantesdopeso.com.br/artigos3.aspx?id=29, acesso em 16/09/2010 às 22h07min.

3 comentários:

  1. Oi. Essa seria literalmente uma refeição colorida e cheirosa, rsrs.
    Bom final de semana, bj

    ResponderExcluir
  2. Lindas as flores na salada, so comi uma vez e gostei muito. Bjks

    ResponderExcluir
  3. vim rapidão te conhecer. depois volto com mais tempo.

    ResponderExcluir

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA