Seguidores do Escrever para Emagrecer

7.1.11

ACERTE NO CARDÁPIO E ENTRE NO VERÃO COM O PÉ DIREITO

Descubra como os alimentos podem te ajudar a dar uma recauchutada geral

Uma pele bronzeada, livre das celulites e das estrias somada a cabelos brilhosos compõem o visual perfeito para você desfilar seus mais novos modelos de biquíni. A cena típica de verão, na maioria dos anos, fica apenas na sua imaginação, já que você não consegue fazer o corpo atender seus pedidos.

Anime-se e abandone o conformismo! Com os alimentos certos no prato, ainda dá tempo de exibir o corpão que você sempre sonhou. Quem ensina a usar os alimentos a favor dos seus objetivos de verão é a nutricionista clínica funcional Daniela Jobst, especialista do Minha Vida, que nos deu dicas valiosas sobre somo usar a alimentação em pró da beleza.
Garanta o bronzeado
Mamão, abóbora, cenoura e tomate são exemplos da lista de alimentos que não podem faltar no menu de quem quer conquistar uma pele dourada. Os alimentos amarelos ou alaranjados são ricos em vitamina A e carotenóides, que ajudam a estimular a síntese da melanina, responsável pela cor bronzeada da pele , explica Daniela.

Além dos alimentos amarelos e alaranjados, os carotenóides podem ser encontrados nas folhas verde-escuras. Para notar os efeitos na pele, inclua porções desses alimentos no menu diário, no período que antecede o verão. Uma salada de entrada com folhas verde-escuras e um suco feito de mamão, cenoura e laranja formam duas porções ótimas para um dia , exemplifica a especialista. Ainda de acordo com Daniela, os efeitos não aparecem quando a ingestão é feita um dia antes da exposição ao sol. Para resultados eficazes, é preciso incluir as porções no cardápio, pelo menos, uma semana antes de tomar sol .

Acabe com as celulites e as estrias
Convenhamos: livrar-se das celulites e das estrias não é tarefa das mais simples. Mas, segundo Daniela Jobst, existem alimentos capazes de melhorar a inflamação local e sistêmica causada pelas celulites. Eles ainda fornecem nutrientes para ativar o metabolismo, fala de mais uma forma de atuação dos alimentos que aplacam as celulites.

Na lista de alimentos com poderes antiinflamatórios, estão aqueles que contêm cobre e manganês. Bons exemplos de fonte são azeite de oliva extra-virgem, castanha do pará, soja, amêndoas, feijão, lentilha e lima da Pérsia. Além desses, os alimentos fontes de vitamina A e betacaroteno, como tomate, cenoura, mamão e abóbora, também devem entrar no prato. Eles precisam estar presentes no cardápio diário, em porções variadas, para os resultados serem notados. 
Já para espantar as estrias, é preciso lançar mão de alimentos que fortalecem a pele. Quem cumpre o papel são os alimentos que possuem nutrientes formadores de colágeno, como vitamina C, cobre, manganês, vitamina A e vitamina E.

Para recorrer à vitamina C, consuma laranja, morango, limão e acerola. Soja, amêndoa, feijão, lentilha e grão-de-bico fornecem cobre. Enquanto o manganês pode ser encontrado no feijão, na lentilha e nas nozes. Alimentos amarelos e laranjas são ricos em vitamina A. Óleos e sementes oferecem boas doses de vitamina E. Assim como na luta contra as celulites, a ingestão desse time de alimentos deve ser diária. 

Surpreenda com cabelos brilhosos
A estação quente não colabora muito com os fios. A combinação de sol, vento e água do mar ou da piscina resulta em cabelos ressecados e sem brilho. Daniela Jobst afirma, porém, que um mix de alimentos benéficos aos fios no cardápio diário é capaz de recuperar e manter a saúde dos cabelos em dia.

A biotina, encontrada na gema do ovo, estimula a síntese capilar. Aveia, cevada e salsa oferecem boas doses de silício, que também ajuda na reestruturação dos fios. A vitamina B12, obtida pelas carnes, favorece a uniformidade dos fios. Alimentos ricos em ômega3, 6 e 9 devem compor o cardápio a favor dos cabelos brilhosos.

Oleaginosas, azeite de oliva extra-virgem, semente de linhaça e peixes de águas frias são alimentos fontes dos ômegas. Eles são responsáveis pela promoção do equilíbrio das gorduras e da lubrificação do fio capilar , explica a nutricionista clínica funcional. Daniela lembra ainda que todos os alimentos com função de tratamento estético devem ser consumidos diariamente, como parte habitual da dieta. Assim, os resultados são garantidos. 

Hidrate-se na medida certa
A recomendação diária de dois litros de água é redobrada no verão, época em que o corpo sofre mais com a perda de líquido. Alguns alimentos tipicamente saboreados na estação ajudam a atingir a recomendação e, até mesmo, a superá-la. Ricos em água, melancia, melão e pêra ajudam a atingir o valor de ingestão de água mais facilmente, além de hidratar o corpo com os sais minerais que os compõem , aponta a nutricionista. Inclua de três a quatro porções das frutas em seu cardápio de verão e garanta a hidratação na dose ideal. 

12 comentários:

  1. Oie amiga, Bom dia!!

    Gostei da dica de hoje!!
    Principalmente para celulite...vi ontem que o bicho está pegando na minha barriga, por isso vou procurar fazer isso dos alimentos pra ela, pra tentar amenizar!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. adorei a dica q fala das estrias, eu tenho bastante na barriga :(
    e vou em busca dos alimentos certos quem sabe ameniza as minhas ... e meu cabelo anda parecendo rabo de rato kkkkk vou recorrer as dicas menina, muitoooo bom
    bom dia uma sexta linda pra vc

    ResponderExcluir
  3. Vc sempre trazendo dicas riquíssimas para nós.
    Vou comer muito azeite de oliva extra-virgem, castanha do pará, soja, amêndoas, feijão, lentilha e lima da Pérsia; pois gostaria de detonar minhas celulites e os tratamentos estéticos são tão caros.
    Preciso tomar vergonha e usar os cremes que tenho guardado no armário.
    Bjão e um dia muito especial

    ResponderExcluir
  4. OM DIA COM ALEGRIA AMIGA!!!!!!!!!! LINDA!!!!!!!!!!!!!!!
    "A persistência é a tentativa renovada e reciclada de se atingir um objetivo importante. A pessoa que persiste nunca desiste, mostra ter uma grande força de vontade."
    MARAVILHOSA SEXTA FEIRA COM UM EXCELENTE FIM DE SEMANA A VOCÊ E SUA FAMÍLIA!!!!! Beijos de ternura e carinho!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não dá para desfilar de biquini (precisaria de muito esforço físico para ajeitar as coisas, não tenho esta disposição) mas sou totalmente à favor da alimentação de qualidade.
    Diversidade nos ingredientes, cores e apresentações, e evitar (ao máximo) expor o azeite ao calor, usar gorduras animais e abusar do açúcar.
    Mesmo que não deixe corpo e cabelos perfeitos, a alma e o organismos certamente agradecem.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas!!
    Bom final de semana!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Nossa, quanta informação importante!! Muito obrigada por compartilhar ;)

    Já copiei e vou anotar as dicas que mais gostei!!

    Beijos, e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Já anotei as dicas para o cabelo! Adorei! Não gosto de pele bronzeada, acho artificial demais. rs


    Fiz o frozen yogurt do post de ontem, ficou ótimo! Vou fazer sempre, uma ótima solução para o calor.

    ResponderExcluir
  9. Post muito bom e interessante. Bom fds e bjks.

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga
    rs obrigada pelas dicas
    to tão branca, precisando de um bronze
    mas o sol ainda ta fraco em BH rs
    tenha um ótimo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Quantas dicas maravilhosas! O alimento deve ser usado para o nosso benefício e não para nos prejudicar!

    Deixei um selinho pra vc no meu blog!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA