TRANSLATE THIS SITE

Pessoas que me motivam

9 de fev de 2011

5 REGRAS SIMPLES PARA UMA CASA SAUDÁVEL

De: Karen Miller-Kovach
Tradução: Liliane Ohayan


O livro Pais Saudáveis, Filhos Saudáveis do Vigilantes do Peso é um guia abrangente com respostas a dúvidas frequentes e orientações sobre peso saudável para toda a família.
 
O capítulo 4, “As Cinco Regras”, descreve cinco regras fáceis, simples de entender, que todos devem seguir em uma Casa Saudável:

Regra 1: Priorize os alimentos saudáveis e nutritivos
 
A alimentação em uma Casa Saudável dá ênfase aos alimentos saudáveis e nutritivos. A maioria desses alimentos é rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes e de baixas calorias. Eles são servidos em todos os lanches e refeições, pois promovem o peso saudável e o bem-estar de todos.
Para colocar esta regra em prática:
• Opte por grãos integrais sempre que possível.
• Dê preferência a água, bebidas não calóricas e leite semidesnatado ou desnatado.
• Inclua muitas frutas e legumes na alimentação diária.
• Consuma pequenas quantidades de óleos saudáveis
• Preste atenção na gordura e no açúcar que podem estar “escondidos” nos alimentos comprados prontos.
• Sempre tome café da manhã.
• Estabeleça horários fixos para os lanches e refeições sempre que possível.
• Faça refeições em família sempre que possível.
 
Regra 2: Inclua Guloseimas no dia a dia 
 
Guloseimas são alimentos cheios de calorias, com baixo valor nutricional, tidos como grandes fontes de prazer. Exemplos de guloseima são: refrigerantes, a maioria das sobremesas, balas e alimentos industrializados. As guloseimas são parte importante das nossas vidas. Comer uma ou duas diariamente, em porções razoáveis, é prazeroso, reduz a sensação de privação e apóia padrões de alimentação realistas e sustentáveis. Lembrar que o consumo deve ser feito em porções razoáveis é muito importante, porque, da mesma forma que o nosso peso aumentou nos últimos 30 anos, o tamanho das porções que consumimos também cresceu.

Regra 3: Procure limitar o tempo de uso da TV e do computador a duas horas (ou menos) por dia 
 
Computadores, DVDs, videogames e TV ocupam muito tempo na vida das crianças modernas. Estima-se que mais de 25% das que estão em idade pré-escolar assistam a pelo menos quatro horas de televisão diariamente. O aumento desse número de horas está relacionado ao ganho de peso. O tempo de exposição à TV e aos computadores afeta o peso porque sentar em frente à tela queima muito menos calorias do que brincar no quintal.
A fim de prevenir o sobrepeso, os pediatras aconselham limitar o tempo de uso da TV e do computador a duas horas, no máximo, por dia, para crianças maiores de dois anos. Para aquelas com menos de dois anos, a recomendação é de que não tenham acesso a esses aparelhos.

Regra 4: Pratique pelo menos uma hora de exercícios diariamente
 
Os especialistas recomendam a prática de uma hora de atividades físicas por dia a todas as crianças e aos adultos que queiram manter o emagrecimento. Eles concordam que o nível médio atual de atividades físicas não é suficiente para prevenir o ganho excessivo de peso nem para levar ao emagrecimento das crianças: a maioria faz meia hora de exercícios por dia — a metade do que deveria.
Os horários de exercício podem substituir o sedentarismo e ser uma diversão para a família inteira. Para isso, as atividades preferidas pelas crianças devem ser levadas em consideração.

Regra 5: As regras se aplicam a todos os que moram na casa 
 
O estilo de vida saudável não é só para os membros da família que têm problemas de peso. As regras funcionarão melhor se todos as seguirem. Todos os familiares, com o peso saudável ou não, têm a ganhar com o que elas propõem. Os que têm histórico de excesso de peso se beneficiam ainda mais.

Fonte: http://www.vigilantesdopeso.com.br/artigos3.aspx?id=40, acesso em 03/02/2011. 

Mais: Matéria sobre o livro na REVISTA PAIS E FILHOS

9 comentários:

Dric@ disse...

Bom dia querida...
Legal de mais os cinco tópicos, farei cópia e colocarei aqui no quadro de imãs do meu corredor para juntos como família buscarmos qualidade de vida e de relacionamentos.
Bom dia e fique com Deus

Milena disse...

Bom dia!
Dicas essenciais!
aqui em casa somos dois e mesmo assim é dificil fazer meu marido entrar nos eixos!!!!
vou fazer ele ler teu post vai que se inspira!
bjsssssss

Michele Melo disse...

Oie...
Adoro esses livros do VP..hehehe
Ótimas dicas sempre né
Boa quartaaa
bjos

Anna disse...

adorei essas cinco regrinhas simples mas que fazem toda diferença né, adorei a parte de que se pode incluir guloseimas, a sensação de privação é o que me faz sempre desistir e me desmotivar
vc sempre nos traz coisas otimasssss adoro vir aki flor
bjim

Alexsandra disse...

Ótimas dicas e servem para toda a família!!!
Bjus

Bia disse...

Boas dicas!!!!
Já copiei!!!
Bjo

Lindsay Mol disse...

oieeeeeeeeee
adorei as dicas....
vou procura este livro na net para baixar!!!

obrigada pelo carinhod e sempre no meu cantinho e desculpe-me agrande demora em vir visitá-la...
correria do dia a dia.. no meu ultimo post está td explicadinho
bjooooooooooo

Giza disse...

Olá!
Prazer em te conhecer! rs
Que blog bacana! Parabéns!
E essas dicas?! São maravilhosas! Adorei!
Aqui todos estão precisando de tudo isso que acabei de ler. Vou pôr em prática logo.
Sucesso!
Giza

Saúde em Prática disse...

Olá,

Parabéns pelo seu blog e por sua iniciativa de emagrecer. Apoiamos atitudes como essa!

Em nosso blog, oferecemos dicas que podem lhe ajudar no processo de emagrecimento. Passa lá e conheça... Ficaríamos muito satisfeitos em te-la como nossa seguidora.

Um grande abraço,
Priscila - Saúde em Prática

MANUTENÇÃO DO PESO

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA

POSTS MAIS POPULARES