Seguidores do Escrever para Emagrecer

10.4.11

VOCÊ QUER SER MAGRO OU QUER EMAGRECER?

Você quer ser magro ou quer emagrecer?



Uma coisa é certa: A ansiedade é a campeã de insucessos nas tentativas de emagrecimento e é esta que impulsiona o descontrole alimentar e que gerencia o comando das emoções. Se somarmos a ela, o estresse e as escolhas erradas na alimentação, é aí que o sucesso do corpo que se busca, fica comprometido pela sensação de fracasso da pessoas.
Como ninguém nasceu para dar errado, não há alimento mais nutritivo para o ser humano do que o amor próprio e isso começa acontecer quando você deixa de tratar você mesma como você trata do seu estômago. Você sabe qual é o fator que mais contribui para aumentar a ansiedade no comer? Não há nada que seja tão eficaz para deixar você engolir tudo o que vê pela frente, do que a privação alimentar. É nas restrições exageradas de alimentos que se encontram as piores armadilhas, porque o fato de pensar: “Eu não posso comer” gera tanto estresse, que a pessoa age no “tudo ou nada” e se restringe do que gosta de comer, para “emagrecer” (não ficar magra, pois quem quer emagrecer, sabe que tem dia para terminar a dieta e faz restrições até o dia anterior de uma festa, um casamento ou um feriado).
Com o passar do tempo, essa mesma pessoa se solta na alimentação e sem se dar conta, ela come três vezes mais, posteriormente. Nisso, ao invés de comer um prato raso de macarrão, come quatro pratos e meio, só para compensar as vezes que não pode ter este prazer. Se a pessoa se deixa levar pelos extremos, ela entra em um circulo vicioso que parece não ter fim: começa o regime restritivo e isso aumenta o estresse. O estresse por sua vez, aumenta a ansiedade e faz com que a pessoa compulsione na comida. A compulsão gera culpa, que gera frustração, que gera atitude de restrição alimentar e começa a mesma dança tudo outra vez.
O problema não é vivenciar esse ciclo uma vez ou outra, mas fere e arde passar por isso mais de cinqüenta vezes e não conseguir ver a saída do problema. E por que a pessoa precisa se agredir tanto para conseguir o que quer? Quando se come o que gosta, mas sem exageros, a pessoa não fica ansiosa e não aciona o estresse e o desejo de compulsionar. Executando esse treino, a pessoa pode estar no caminho certo para ser magra e não necessariamente viver fazendo dieta, andando em círculos e sentindo que não sai do lugar e com o peso do sentimento de fracasso.
Uma coisa é certa: Certamente, VOCÊ VALE MAIS QUE UM PÃO, UM CHOCOLATE E UMA MASSA, pois nenhum prazer pessoal vale mais que o fato de se sentir bem consigo próprio (mesmo que isso exija tempo). O que não dá, é ter que viver como se fosse um padrão contínuo de privação que aumenta o estresse, que aumenta a ansiedade, que leva a compulsão, que gera culpa, que Seu “eu” é infinitamente maior do que seu peso.
Fonte: Karine Rizzardi; Blog MAIS QUALIDADE DE VIDA

 

10 comentários:

  1. Eu quero ser magra e me manter magra, por isso que desta vez vou devagar e durante o próprio processo de emagrecimento já aprendo a manter. Nem pensar em engordar tudo de novo! Dieta, nunca mais!

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Oi lindona!
    Perfeito o texto! Esse é o caminho, reeducação. Se quisermos ter um resultado definitivo, consistente.
    Então, vamos continuar na luta!
    Sucesso e Luz!bjoo

    ResponderExcluir
  3. Meninaaaaaaa amei o post é exatamente isso que eu penso, afinal reeducação é aprender a comer e não tortura ou privação do que gostamos
    ótima semana cheinha de conquistas pra vc e sua família
    bjinhussss da Lú

    ResponderExcluir
  4. Olá Moça
    Adorei o texto. São dicas que precisamos ler sempre.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  5. Oie

    Gostei do texto!
    A ansiedade acaba com a nossa R.A. é preciso combatê-la!!

    beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Amiga...
    Quanta saudade.
    Quanta coisa para contar e
    pouco tempo para ficar por aqui mas quero que vc saiba que não sai do meu pensamento, o sumiço é pela correria da vida mas, como sempre, estou tentando me organizar novamente.
    Ah, sobre o post de hoje: quero ser magra, ter estômago de magra, ter cabeça de magra e aprender a colcoar a comida como combustível de energia para vida e não foco de descarga dos sentimentos.

    Bjkas e um dia muito produtivo.

    Esqueci de dizer que estais lindona na foto do post onde fez sombrancelha definitiva, cada dia mais linda, tenho orgulho de conhecer vc.

    ResponderExcluir
  7. Concordo, concordo e concordo.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Tem um selinho pra você no meu blog. Passa lá.
    http://deturistaaviajante.blogspot.com/2011/04/selo-eu-viajo-nesse-blog.html

    ResponderExcluir
  9. Oláaaa......

    Participo do amigo secreto da Augusta......

    Já estou te seguindoo....

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro seu blog. Me inspira muito. Parabéns pelo sucesso no emagrecimento!

    ResponderExcluir

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA