Seguidores do Escrever para Emagrecer

19.5.11

MANUTENÇÃO DO PESO: O GORDO "EMAGRECIDO"

Olá, queridas!
Ainda estou trabalhando muito, mas a lista de coisas pendentes está cada vez menor. Estou mantendo meu peso, já emagreci 400g dos 600g ganhos na Páscoa, porém estou comendo bem. Já incorporei hábitos saudáveis, mas como bem MESMO. Por isso que eu gosto d+ dos Vigilantes do Peso. Dá para comer bem, incluir uma guoseima um dia ou outro e viver tranquila em relação à alimentação. Tenho feito atividade física quase diariamente, ou seja, tenho tido uma rotina saudável. 
Bom, não dá para escrever muito hoje. Quero diminuir bem a minha lista de coisas pendentes. Isso vai diminuir minha ansiedade e me ajudará a ficar em paz comigo mesma.
NUNCA DESISTA DE SI MESMA!!! VOCÊ TEM QUE VIR EM 1º LUGAR! QUERO VER TODO MUNDO ELIMINANDO PESO, OK?

Após tentativas, dietas, tratamentos você conseguiu: ao atingir o peso desejado você agora é magra!
Infelizmente não é bem assim. A pessoa que foi gorda ou obesa irá manter de maneira latente, a tal “tendência de engordar”. Por isso é um “gordo emagrecido”.
Está magro, mas NÃO É MAGRO. E só estará magro enquanto se mantiver em tratamento. Jamais poderá comer como antes ou voltará a engordar. É duro? É duro! Mas é a realidade. E não para aí. A grande maioria das pessoas que emagrecem volta a engordar em um ano. Não é terrorismo. É preferível que você saiba o que lhe espera se quiser continuar magra. Obesidade não tem cura, tem tratamento. Potencialmente, você pode recuperar o peso se descuidar. É doença crônica! Por isso, mais que dieta e medicamento, é MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA!
Emagrecer é menos difícil que manter o novo peso. Quando você se lança num processo de emagrecimento e começa a perder quilos e mais quilos recebe uma recompensa social. As pessoas notam, elogiam. Você, feliz com a “notoriedade” se lança a perder mais e mais quilos. Aí, chegando onde deseja, esse retorno social para. Após algum tempo as pessoas sequer farão menção ao fato. Comportar-se-ão como se fosse a coisa mais natural do mundo!
Nutricionalmente, ao longo do emagrecimento, havia rigor na dieta. Na manutenção ocorre a flexibilização das quantidades e da qualidade do alimento, que não pode ser confundida com “liberdade total”. Algumas pessoas confundem emagrecimento com mera perda de peso. O novo estilo alimentar deverá ser respeitado. Dietas “loucas” ou “regimes” são as melhores maneiras de voltar a engordar, se é que conseguirá emagrecer. O “caminho mais curto” aqui não é o melhor.
Por outro lado, a permanência no novo peso por grande período de tempo promove adaptações no organismo que o tornarão mais resistente a acumular gordura novamente, mas nunca na mesma proporção da pessoa que não é gorda.
E o aspecto mais importante: psicologicamente você deverá estar equilibrada! Se anteriormente comia por ansiedade, fez um “sacrifício” para perder peso e não tratou dessa ansiedade, tenha certeza: você voltará a engordar. Se o excesso de comida exercia uma função em sua vida, preservá-la da intimidade, protegê-la do convívio social, anestesiar sua sexualidade, entre outras, procure conhecer-se melhor ou nada feito! Os quilos estarão de volta!
Quanto tempo dura o tratamento? O RESTO DA VIDA!

21 comentários:

  1. a materia é bom, doi de ler mas é a real, RA é pra sempre, pq se largarmos de mão perdemos o controle novamente
    preciso continuar a nadar minha amiga, mas tá tão dificil as vezees

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!
    É realmente assim que deve acontecer!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A verdade dói , mas faz crescer!!!
    Obrigada sempre por seus ensinamentos!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Tpmara eu chegar logo nessa fase de manutenção tb hehe

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Querida,
    Bom saber que as pendências vão diminuindo e as graminhas tb..rsrs..amei a reportagem, fal muito bem oq já passei e oq estou passando neste momento.amei, muito obrigada, vou citar no meu bloguinho.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. OLà! Estou chegando agora no blog e adorei a matéria,já havia lido sobre esse assunto,sei que essa batalha é pra vida toda ,se quiser me manter magra ,e eu quero .E para mim a maneira mais fácil de se manter magra é mudando os hábitos tanto alimentares,como o de atividades físicas,por isso acho loucura emagrecer com medicação . gosto muito dessa frase.””È mais fácil emagrecer o corpo,que a cabeça’’.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Quanto tempo!

    Muito bom esse post!
    Mudar o estilo de vida é pra vida toda!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  8. O VP é realmente tudo de bom, eu sou uma Beth "antes do VP" e outra " depois do VP", sem dúvida.
    Excelente esse post, maravilha ter compartilhado essa informação tão essencial, sobre a manutenção, sobre essa questão de 'fui' ou 'sou gordo'.
    Há anos, quando ainda estava em processo de emagrecimento (na primeira fase) e já tinha eliminado mais de 30 quilos, o endocrinologista que me acompanhou a partir de determinada fase me alertou várias vezes que 'não existe ex-obeso, existe obeso emagrecido, em manutenção'. E é verdade. E se a gente não se mantiver em vigilância eterna, embora sem neuras, a casa cai. A minha não caiu totalmente, mas deu uma boa balançada, aos poucos fui deixando umas bobagens se repetirem, e agora estou aqui resolvendo isso, sempre do jeito que me fez vencer a parada antes, sempre da forma correta, seguindo o VP e reestudando lições que não esqueci, mas não pratiquei direito por todo o tempo que foi preciso e esse tempo é para sempre.
    Beijos, novamente parabéns.

    ResponderExcluir
  9. A matéria é muito boa. Já fui uma gorda emagrecida, e não consegui manter o peso, engordando (quase tudo) de novo. O maior desafio realmemte é manter-se magro.

    Beijos #)

    ResponderExcluir
  10. Oi Solange...adorei teu post..realmente a verdade é algo que precisamos estar preparados..e a RA é uma mudança que precisa ser para sempre... força viu...estamos todas juntas nessa. um beijaooo em vc

    ResponderExcluir
  11. adorei o post! Ainda tenho muito o que aprender nesse processo de RA e mudança no estilo de vida! Mudar nunca é fácil, mas parece que em alguns momentos se torna mais difícil ainda! bjos!!

    ResponderExcluir
  12. è duro saber disso mas é a mais pura realidade .
    bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi linda!

    Poir isso me declaro uma sou uma "Gorda em recuperação"...
    Que bom que sua semana está nos trilhos, alimentação em ordem e af e também!
    com certeza equilibrio é tudo de bom!
    FDS lindo e magrovilhoso!
    bjux e shlaom

    ResponderExcluir
  14. Oi querida

    Nem me fale que é pra vida toda...pq muitas vezes vou te falar a verdade...não queria que fosse não...seria tão bom chegar no peso ideal e ficar ali pra sempre...mais como não é assim = A LUTA CONTINUA COMPANHEIRA....kkkk

    beijos e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Oi Solange! muito bom esse post ai quando penso q e para vida toda fico meio balançada mais fazer ok temos que prosseguir estou bem devagar para dar tempo para o meu organismo se abituar com o peso eliminado bjs!!! sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Como emagrecer minha lista de pendências..rs..rs esta é interminável...bjos

    ResponderExcluir
  17. AMEI... Ainda não atingi a meta, estou no meio do caminho, mas como foram muitos kgs eliminados já passo por tudo isso...
    Valeu. Vou pôr este texto em meu blog
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Ótima matéria adorei!!
    Boa semana.
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Otima materia, atraves de dois blogs que cai no teu...esta ficando famosa...rsss

    Adorei teu blog flot, te linkei ok!

    bjao e otima semana!

    ResponderExcluir
  20. BOA NOITE AMIGA!

    ESPERO QUE ESTEJAS TUDO BEM!

    SAUDADES IMENSAS DE TI!

    BJOS

    ResponderExcluir
  21. Oi foi a 3ª vez que encontrei o teu blogue e gostei tanto!Espectacular Trabalho!
    Cumps

    ResponderExcluir

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA