Seguidores do Escrever para Emagrecer

3.6.12

CUPCAKES PODEM FAZER PARTE DA DIETA

Os bolinhos ultrafofos possuem versões com baixo teor de gorduras e de calorias

Por Ana Maria Madeira - publicado em 16/04/2010

Nas mesas, vitrines de docerias, roupas ou chaveiros, os cupcakes estão em todo o lugar. E os mini-bolos de origem norte-americana não são uma preferência das crianças. Os adultos também adoram esta guloseima. Diferentemente dos muffins, já populares nos cafés das grandes cidades, eles têm uma massa mais fofa e são recheados com geleias e cremes - além das coberturas, que costumam ser um show a parte de criatividade e gostosura.

Em geral, os bolinhos são carregados de calorias e não são indicados para quem está de dieta. Mas, como quase tudo na alimentação, existem sim opções leves de cupcakes, com menos gorduras, calorias e até com mais fibras.

A massa

A manteiga é ingrediente quase sempre presente nos cupcakes, para que fiquem fofinhos. Porém, uma boa dica é utilizar manteiga light e sem sal, o que já corta pela metade as calorias e a gordura desse ingrediente. O leite integral também pode ser substituído pela versão desnatada que, muitas vezes, possui 0g de gordura. Para quem busca mais fibras, vale apostar na farinha integral. 
O recheio

O chocolate está liberado, basta que seja meio amargo, que além de menos gordurosos, possuem antioxidantes amigos da saúde do coração e do cérebro. As geleias de fruta podem ser uma opção magra, quando levem açúcar dietético, o que vale também para os cremes. "As geleias mais interessantes seriam as de frutas vermelhas pelo alto conteúdo de antocianinas (antioxidantes) e de preferência sem açúcar", explica a nutricionista Carina Tafas.

Pode apostar também em nozes, ameixas e uvas passas, que tem bons nutrientes. "O uso de oleaginosas como sementes, castanhas e amendoim diminui a quantidade de gordura necessária na receita", afirma a chef Cristina Chaim. "Chocolate amargo também é uma excelente fonte de flavonoides (antioxidantes), que auxiliam na saúde cardiovascular", indica Carina.  
Cupcake
Dica de preparo

Coloque a massa já recheada em forminhas de papel (iguais as de empadinha) e leve para assar, assim elas ficam com um formato mais definido. Seguem algumas receitas de cupcakes mais saudáveis e leves para você se deliciar sem ficar com a consciência pesada. 
FONTE: SITE MINHA VIDA, ACESSO EM 31/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA