Seguidores do Escrever para Emagrecer

30.10.12

VAMOS FAZER DIETA OU NOS ALIMENTAR CORRETAMENTE?

Eu insisto que dieta restritiva está fadada ao fracasso. Tudo o que é proibido é mais tentador, além de que nós, "com chip de gordo", acabamos por enfiar o pé na jaca quando ficamos muito tempo sem comer, principalmente algo que gostamos.
O jeito é conseguir equilibrar a quantidade, o tamanho das porções e a qualidade dos alimentos. Aprender isso demanda tempo. É um processo lento de mudança de comportamento.
Ah! Lembrem-se de que a atividade física também tem papel importante!!!


Esse artigo dá umas dicas legais.




Como preparar o corpo para uma dieta


Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, as melhores dietas são baseadas em muita fibra e com pouca caloria. Mas, para a dieta funcionar, é preciso unir o cardápio a hábitos saudáveis.

“Fazer um planejamento, aprender a substituir os alimentos e evitar os abusos, é uma boa maneira de começar a se preparar para encarar uma dieta”, destaca a médica .

Preparando o corpo para a dieta

Para o metabolismo acelerar, são necessários de 15 a 21 dias de dieta constante. Uma dieta perfeita seria de cinco a seis refeições diárias, a cada três horas. Cada refeição deve ter a combinação de proteína magra com carboidrato.

Confira os primeiros passos para você começar uma dieta e perder os quilinhos extras:

Escolha a sua dieta
Consulte um profissional antes de iniciar qualquer dieta. Somente a nutróloga poderá indicar uma dieta que esteja de acordo com o seus hábitos.

Anote o que você come
Marque na sua agenda o que você comeu em cada refeição e quantas vezes você se alimentou durante o dia.

“Corte os refrigerantes da sua refeição. Comece diminuindo um copo por dia na primeira semana e depois troque aos poucos por sucos até você se acostumar. Depois, evite consumir os alimentos calóricos, como queijos ou frituras. Não precisa ter pressa, aos poucos você pode ir eliminando o refrigerante e as gorduras”, ressalta a nutróloga.

Controle a ansiedade
Evite comer quando você estiver angustiada ou insatisfeita. Tenha calma e faça exercícios de respiração ou meditação, eles ajudam a segurar a vontade de comer por gula.

Saciando a fome de doces

Faça uma limpeza do armário e retire os doces e as guloseimas da sua casa, assim fica mais fácil de controlar. Bateu a vontade de comer chocolate? Consuma um tablete pequeno para matar a gula, mas procure evitar ingerir quantidades exageradas de doces.

Comida saudável
Aposte em um prato cheio de verduras e legumes cozidos no início das principais refeições. Consuma alimentos ricos em água, fibras e com baixas calorias, pois eles aumentam a saciedade e diminui a quantidade de comida ingerida posteriormente.  O importante da dieta é fazer um cardápio que tenha alimentos saudáveis e dos quais a pessoa goste.

“É responsabilidade do médico buscar alternativas para uma pessoa que não gosta de muita variedade de comida saudável, e o paciente deve ter boa vontade de experimentar novos ingredientes”, alerta Liliane.

Mexa-se

Não espere começar uma dieta para iniciar os exercícios físicos. Faça caminhadas, ande de bicicleta e depois entre numa academia. Além de ajudar nos resultados da dieta, os exercícios físicos proporcionam um bem estar físico e emocional.

Dieta de desintoxicação X perda de peso
Agora que você já conhece os preparativos para começar uma dieta, opte por uma desintoxicação, três dias antes de iniciar a sua dieta pra valer. A dieta de desintoxicação deixa o organismo mais limpo para receber novos alimentos.

A sua principal finalidade não é emagrecer, e sim eliminar as toxinas presentes no organismo.

“Com o passar do tempo o organismo acumula toxina por causa da alimentação. Essa dieta consiste em alimentar-se á base de líquidos como água, sucos, com o intuito de eliminar os tóxicos consumidos. Além disso, a dieta também age no funcionamento do fígado e rins, proporcionando uma limpeza no organismo”, destaca a médica.

Cardápio desintoxicante
Alguns alimentos auxiliam o organismo para se preparar para a dieta, tais como:

Maçãs: Elas agem como uma esponja dentro das artérias e limpam o sangue do colesterol. Como as maçãs são antiácidas, elas ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo.

Laranja:
Com ação desintoxicante, a laranja ajuda no funcionamento intestinal, principalmente se a fruta for ingerida com o bagaço.

Melancia: Ajuda a limpar o organismo por conter propriedade refrescante e diurética.

Abacaxi: Ele é diurético, ajuda na digestão e desobstrui o fígado.

Arroz integral:
Ele interfere na funcionalidade do intestino e favorece a eliminação de toxinas.

Disponível em: http://br.mulher.yahoo.com/preparar-corpo-dieta-20121020.html, acesso em 21/10/2012.

3 comentários:

  1. Olaaaa...
    O seu post é muito bom, vou tentar seguir a instruções para limpar o organismo...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei seu blog..eu sempre tentei fazer dieta e nunca tive resultado,agora faz um mes que estou fazendo reenducação alimentar e emagre 8 kls..
    Quando quiser fazer uma visitinha no meu blog fique a vontade http:charmebyshai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei as dicas super valiosas..muito bom poder contar com pessoas como vcs .
    Bjinhos

    ResponderExcluir

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA