TRANSLATE THIS SITE

Pessoas que me motivam

30 de jun de 2012

21 conselhos das Universidades de Medicina

Recebi essas dicas por email e resolvi compartilhá-las com vocês:

21 conselhos das Universidades de Medicina:
Harvard e Cambridge publicaram recentementeum compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :

1- Um copo de suco de laranja
Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.


2- Salpicar canela no café
(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.

4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera  sinigrina. E quanto menos se cozinham OS vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- Adotar a regra dos 80%:
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- LARANJA o futuro está na laranja,que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris . Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fininha.  O  Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando OS tomates estão em molhos para massas ou para pizza .
9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente . As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas..

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...  Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.
11- Usar fio dental e não mastigar chicletes .
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.   Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e OS anticorpos.
13- Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.  Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .


15- Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.  Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.  Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são OS melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche..
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.
18- Reorganizar a geladeira .
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem.  Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.
19- Comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.  E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Bekeley”.
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..

- pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,  que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.
- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- conhecer a si mesmo .
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...

'Não parece tão sacrificante, não é verdade?  Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos... 


É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:
'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!  


"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

23 de jun de 2012

COMO FAZER PRA EMAGRECER AGORA?


Aquilo que eu temia aconteceu: engordei 1,100Kg em 1 mês, sendo que já estava um pouquinho acima do peso que eu gosto.
Não posso voltar pra academia agora, porque ainda não faz 2 meses que passei pela cirurgia. O meu médico só me liberou para caminhadas essa semana.
Pra piorar a RA, voltei a trabalhar. Pois é, eu sou daquelas que engorda quenado está trabalhando e emagrece nas férias e fins de semana. Loucura, né? Mas a ansidade da correria e dos milhões de afazeres domésticos me deixam... GORDA!
Bom, é melhor me centrar e começar a anotar tudinho, contar meus pontos e eliminar tudo o que é tentação da minha geladeira e do armário da cozinha. Também vou começar a caminhar forte amanhã! Faça chuva ou sol.
Bóra ser feliz e manter essa peteca no ar, equilibrando tudo pra me manter na meta!

15 de jun de 2012

COMO VOCÊ FAZ PARA NÃO ESTRAGAR A R.A. EM UMA FESTA?

Eu já tentei não "pisar na jaca" em festas de muitas formas,por exemplo, ficar firme e forte, não ficar perto dos salgadinhos, fugir do garçom, não ser atraída pelas empadas, focar na conversa e não na comida, etc. 

Mas a maioria das estratégias não funcionou comigo (rsrsrsrssrsrs). Não sou forte, amo empadinhas e salgadinhos em geral, e muitas vezes o papo não está tão bom, aí só nos resta comer!

No entanto eu criei uma sopa irresistível que eu uso como coringa logo antes de sair para a festa. É a minha sopa de abóbora. Eu coloco a abóbora em cubos na panela e ponho tempero pronto sem pimenta (tipo sabor ami) e água. Quando está pronta, eu bato tudo no liquidificador e separo em porções em potes de queijo cottage (o maior). Congelo e deixo na geladeira de véspera para descongelar.

SAINDO DO MICROONDAS COM REQUEIJÃO LIGHT DERRETIDO

COM OS TEMPERINHOS EM CIMA. DELÍCIA!!!!

 

Antes de sair eu coloco 2 CS de requijão light e aqueço no microondas por 4 minutos. Depois tempero com CHIMI CHURRY e vinagrete desidratado (ver fotos AQUI). 

Vocês não fazem ideia da delícia que esse creme fica!!!!! MANJAR DOS DEUSES!!!!

Bom, pelos VP tem 1 pp. Esse creme me deixa satisfeita por umas 2h30min, o tempo suficiente para estar na festa, comer bem pouco e não estragar o trabalho feito durante a semana para manter a linha.

Já teve época em que eu fazia esse "esquenta" com salada, tipo a do meu último post. Mas o creme de abóbora me dá menos trabalho, me é mais soboroso e eu não corro o risco de respingar azeite ou vinagre na minha roupa de festa (rsrsrsrsrsrsrsrs). 

Espero ter ajudado vocês com essa sugestão. Se vcs tiveremas suas estratégias, por gentileza compartilhem comigo!!!

Vou para uma festinha daqui a pouco!!!! Já fiz meu "esquenta" aqui em casa! E vocês?

Ótimo FDS sem jacadas para todos nós!!!!!

13 de jun de 2012

MOLHO LIGHT PARA SALADA

Resolvi fazer um molho para salada que tem como base um molho publicado em alguma revistinha dos VP. Eu sempre acrescento ou mudo algum ingrediente, conforme meu gosto.
Molho pronto - tamanho de um pote pequeno de margarina
Ingredientes:
1 copinho de iogurte desnatado
2 CS de maionese light
um pires de salsinha
3 CS orégano
4 CS de vinagrete desidratado (esse toque é meu)
4 CS de chimi churry
1 cc sal

Bater tudo no liquidificador e colocar na salada. Pelos meus cálculos, 1 CS não deve dar nenhum ponto, mas eu conto como 2 CS = 1 ponto.

Vejam as fotos:

CHIMI CHURRY - compro em lojas que vendem alimentos desidratados. O saco já está pela metade, então não fica tão caro e dura um mês.

vinagrete desidratado. Dura 1 mês um saco de 400g.


Minha salada de hoje
SALADA:

Rúcula
Palmito
Ovo cozido (só a clara)
Tomates cereja
2 fatias finas de blanquet de peru

Gostaram? Então deixem seus comentários!!!

11 de jun de 2012

ESPELHO, ESPELHO MEU



Eu não sou anerexica e nunca desenvolvi anorexia, nem bulimia. Só tenho ataques de compulsão de vez em quando. Nessas ocasiões como mais do que deveria e depois fico com raiva de mim mesma.
Mas desde 16/05, quando passei pela cirurgia, não posso fazer atividade física, posso somente caminhar sem forçar. Fora que tem chovido muito, então não tenho saído o tanto que queria. Além disso, minha barriga está inchada e parece que eu engordei.

Dia 30 eu tive (porque eu preciso ir somente uma vez ao mês e já tinha ido em maio) que ir até a reunião dos VP para me pesar porque estava me enxergando imensa no espelho. Desde que passei pela cirurgia e entrei em repouso, apesar de estar me controlando, achei que tinha engordado uns 5 kg em 2 semanas.

Well, na reunião descobri que emagreci 500g. Agora me enxergo "normal" no espelho. Enfim, psicologicamente, a balança ainda me diz como eu vou me enxergar, se magra ou gorda. Será que algum dia isso melhora?

Essa semana estou começando a  ficar neurótica de novo. Eu dei uma abusada nesse feriado, mas acredito que o estrago não tenha sido fatal (risos!). A barriga está saliente, não gosto disso. Enfim, vou novamente à reunião essa semana. Pena que não tem nem segunda nem terça na minha cidade...

Boa semana controlada pra todo mundo!

SALADA DE PERU


Ingredientes:

1 xícara de trigo integral
1 xícara de arroz cevadinha
1 xícara de arroz integral
300g de uva passa
150g de nozes picadas
500g de peru desfiado
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem 

Modo de preparo:

Cozinhe todos os grãos e deixe esfriar. Misture o restante dos ingredientes. Acrescente por último o azeite.

8 de jun de 2012

SUCO PARA DORMIR MELHOR



Sabe-se que o sono é muito importante para a perda de peso. Um sono agitado, sem tranquilidade, prejudica a perda de peso e ainda altera muitos hormônios que podem fazer com que a pessoa coma mais durante a noite. Para este suco fazer efeito, seria interessante tomar 2 horas antes de dormir.

Ingredientes:

- 3 colheres de sopa de polpa de maracujá
- 2 folhas de alface com o talo (EU ÀS VEZES SUBSTITUO POR COUVE)
- 200ml de chá de erva doce 

Modo de preparo:

Primeiro faça o chá. Para fazer qualquer tipo de chá: aquecer e não ferver, 240ml de água. Colocar 2 colheres de sopa da erva em uma xícara. Tampar com 1 pires e deixar por 4 minutos. Depois retirar as folhas. Este chá você vai bater no liquidificador juntamente com os outros ingredientes. Se achar que ficou sem doce, pode colocar 1 colher de sopa de mel ou açúcar mascavo. 

O PODER DO AUTOCONHECIMENTO PARA CONSEGUIR EMAGRECER

  Eu gostaria de compartilhar aqui um dos artigos mais esclarecedores sobre a problemática que envolve nosso suceso ou fracasso no emagrecimento.

Obrigada,

Dr. Marco Antonio De Tommaso

  PSICOLOGIA EMAGRECE?


Dito desta maneira, a frase fica muito vaga!

O que emagrece uma pessoa é uma reorientação nutricional equilibrada, personalizada e saborosa e que seja hipocalórica, isto é, que contenha menos calorias do que esta pessoa gaste em sua vida diária acrescida a aumento da atividade física. Até aí, nenhuma novidade.

Hoje existem diferentes maneiras de fazer isto, adaptando a nutrição ao estilo alimentar de cada um. Afinal, o que não faltam são excelentes nutricionistas, médicos competentes e ótimos educadores físicos. A informação circula em abundância na mídia e a maioria das pessoas sabe o que deve fazer para emagrecer.

Sabe, mas...Não consegue! Seus esforços mais honestos esbarram em obstáculos diversos, muitas vezes uma auto-sabotagem, um autentico “ato terrorista” do inconsciente que “encerra mais um dos muitos tratamentos para emagrecer que fracassou”. Troca de médico ou de nutricionista e...O filme se repete...Cada vez que isso ocorre, a pessoa se sente abalada, sua autoestima vai para baixo e ela descrê da possibilidade de emagrecer. Não se conforma com seu peso, mas não consegue manter-se aderente a um programa. É acusada se “desonestidade”, a família e os amigos parecem duvidar e a profecia se realiza...Emagrece no começo e depois...Engorda!Um autêntico yô-yô. Paralelamente há baixa autoconfiança em relacionamentos, no trabalho, na vida social e muitas vezes isolamento em relação às pessoas. E aquela sensação de derrota...

Se for seu caso é hora de encarar francamente: O QUE SE ESCONDE POR TRÁS DA GORDURA? Problemas emocionais? Dificuldades afetivas? Medo? Ansiedade? Baixa autoestima?

Se você sabe o que fazer, já se assessorou devidamente e não consegue fazer o que sabe que deveria, se inúmeras dietas tiveram o mesmo fim, abandono e frustração, NÃO ACHA QUE ESTÁ NA HORA DE CONHECER QUE EMOÇÕES SE ESCONDEM ATRÁS DA GORDURA?

Aí sim, a Psicologia funciona. Entra em ação e atua onde nutrição, endocrinologia, educação física não tem acesso: NO NÚCLEO CENTRAL DAS EMOÇÕES QUE, POR ALGUMA RAZÃO, LHE DIZ “permaneça gorda”. E muitas formas de obesidade podem ser consideradas formas inadequadas de trabalhar as emoções!

SE VOCÊ COME DEMAIS DEVIDO A UM PROBLEMA EMOCIONAL, SÓ COSEGUIRÁ EMAGRECER SE TRATAR ESTE PROBLEMA.
                     Dr. Marco Antonio De Tommaso
-  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
-  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
-  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
-  Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010
-  Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
-  Psicólogo da Agência  L'Equipe de modelos.
-  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br/estilo

11 - 3887 9738    www.tommaso.psc.br  tommaso@terra.com.br

7 de jun de 2012

TORTA DE MILHO E FRANGO

Quem me acompanha há algum tempo sabe muito bem que meu ponto fraco é a massa podre (rsrsrsrsr socorro!!!). Então vou abrir uma exceção e publicar aqui essa receita não muito light, mas que também é deliciosa e pode ser feita para uma festa, dividida em porções minúsculas e saboreada l-e-n-t-a-m-e-n-t-e para não perder o controle. (rsrsrsrsrssr)


Torta de milho e frango

(Blog da Regina)



Ingredientes para a massa:
200 ml de creme de leite light
2 colheres (sopa) de margarina light
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal.

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture até obter uma massa lisa e uniforme. Forre o fundo e os lados de uma forma média de fundo removível, reserve.

Ingredientes para o recheio:1 cebola grande
1 colher (chá) de azeite
250 g de filé de frango
300 g de milho em lata
1 tomate
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite desnatado
200 ml de creme de leite light
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:Ligue o forno em temperatura alta (200 graus). Retire a pele e as sementes do tomate; pique a cebola, a salsinha, tomate e o frango. Coloque o azeite numa panela grande e leve ao fogo médio para esquentar. Quando estiver bem quente, junte a cebola, o frango e refogue por 4 minutos, mexendo sempre. Acrescente o tomate, o milho e cozinhe por mais 5 minutos.

Junte a farinha de trigo e misture muito bem. Acrescente o leite, o creme de leite, a salsinha, o sal e a pimenta, mexendo sempre. Cozinhe por mais 2 minutos, retire do fogo e deixe esfriar.

Quando estiver frio, coloque-o na forma preparada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até que a massa fique dourada na borda. Sirva quente.

Por porção: 248 calorias

6 de jun de 2012

Lasanha de pão de forma integral




Ingredientes

8 fatias de pão integral (se tiver integral light melhor)
100 gr de peito de peru ou presunto magro
3 colheres de maionese ou requeijão light
2 tomates sem pele e picados
1 dente de alho
1 cebola picada
1/2 ricota esmagada
1/2 copo de leite desnatado ou ricota light
1 colher de queijo ralado light
1 colher de margarina light

Modo de Preparo

Refogue o alho, a cebola e o tomate, deixe formar um molho bem consistente. Reserve.
Em outra tigela misture a ricota e o leite. Reserve.
Forre a forma com 4 fatias do pão, coloque uma camada de molho, uma camada de presunto, uma camada do pate de ricota e cubra com mais 4 fatias do pão.
Por cima coloco as 3 colheres de maionese de leite, o molho e o queijo ralado.
Leve ao forno por 15 minutos, 180°.
Fonte: http://www.portalemforma.com.br/receitas/lasanha-de-pao-integral/14882

PIZZA DE RICOTA

Image Detail

Ingredientes: Massa:

- 150 g de margarina

- 150g de ricota

- ½ colher (chá) de sal

- 2 ½ xícara de farinha de trigo

Cobertura:

- 250g ricota

- 2 tomates médios

- sal e pimenta do reino

- orégano

Modo de Preparo:

Amassar os ingredientes da massa. Abrir e colocar em uma forma. Assar ligeiramente. Colocar os ingredientes do recheio (ricota amassada com garfo, misturada com o tomate picado e temperos). Assar.
Rendimento: 20 unidades
Calorias - 94 Kcal

Proteínas - 2,8 g

Lipídios - 6,1 g

Carboidratos - 7,0 g

FONTE: SPA BELEZA PURA, acesso em 21/05/2012

5 de jun de 2012

CUPCAKE DE CENOURA


Receita cedida por Cristina Chaim
Image Detail
Ingredientes
Massa
 1 ½ copo de cenoura ralada
½ copo de amendoim sem casca
½ copo de azeite de oliva
½ copo de mel 2 ovos batidos
½ copo de uva passa
1 ½ copo de farinha integral
½ Copo de Farinha de trigo refinado
2 colheres de chá de fermento químico
12 Forminhas de papel manteiga

Cobertura (opcional)
150g de cream cheese light
3 Colheres de chá de mel
2 bananas nanicas em cubos pequenos

Preparo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Junte todos os ingredientes no recipiente da batedeira e com o globo bata em velocidade alta até obter uma massa homogênea. Adicionar o fermento e bater por mais 2 minutos. Dispor em uma assadeira forminhas de papel manteiga. Preencher com uma concha até a metade das mesmas. Assar por aproximadamente 20 minutos. O tempo depende do seu forno, por isso cheque sempre; enfie delicadamente um palito de dente em um dos cupcakes, quando este sair limpo é porque está bom. Quando assar, retire do forno e coloque sobre uma grelha para esfriar. Para a cobertura, bata na batedeira em velocidade baixa o cream cheese, o mel e as bananas, apenas para misturar. Quando o cupcake estiver frio, espalhe a cobertura como quiser em cima ou sirva à parte
Receitas tiradas do site MINHA VIDA

CUPCAKE DE CHOCOLATE DIET




Receita cedida por Amanda Campos Castillo de Lima, do blog Meleca na Cozinha

1 massa pronta de bolo diet ("Fazer bolo diet não é muito fácil, a massa pronta ajuda e muito nessas horas", diz Amanda)
1 vidro de leite condensado diet
2 colheres de margarina
3 colheres de chocolate em pó diet.

Preparo
Faça o bolo conforme as instruções da embalagem. Leve para assar em forminhas de papel para cupcakes (forma número 0) em torno de 30 minutos. Para o brigadeiro, coloque o leite condensado em uma panela e adicione a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe até adquirir a consistência pastosa. Quando os cupcakes estiverem assados, coloque o brigadeiro por cima e coma sem culpa.

Fonte: Site MINHA VIDA, ACESSO EM 30/05/2012.

CUPCAKE DE BANANA


Retirado do Livro Nigella Express, com algumas adaptações de Amanda Campos Castillo de Lima

3 bananas maduras amassadas
250 gramas de farinha
100 gramas de açúcar, que pode ser substituído por adoçante de uso culinário
125 ml de óleo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos

Preparo
Bata os ovos com o óleo e deixe separado. Em outra tigela, junte os secos (farinha, açúcar ou adoçante, fermento e bicarbonato). Em outro recipiente, amasse as bananas e deixe separadas. Misture: os ovos batidos com o óleo á mistura dos secos. Quando essa mistura estiver uniforme, adicione as bananas amassadas.Coloque em 12 forminhas para cupcake número zero, e asse por 20 minutos. "Esse cupcake é um dos mais aromáticos que eu já vi e é delicioso!", segundo Amanda.

Fonte: SITE MINHA VIDA

4 de jun de 2012

CUPCAKE DE CHOCOLATE E DOCE DE LEITE DIET

Cupcake mais prático que esse não existe…



INGREDIENTES
1 pacote de massa pronta para bolo de chocolate diet
2 ovos
1/2 xícara de leite
1/2 pote de doce de leite diet

Modo de Preparo:
Na batedeira coloque a mistura pra bolo pronta, o leite e os ovos.
Bata por 5 minutos até que a massa esteja homogênea.
Coloque a massa em forminhas de papel para cupcake, e asse em forno médio de 25-30 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar.
Com um saco de confeitar ou com uma colherzinha de café, coloque uma bolinha do doce de leite em cima de cada bolinho.

FONTE: http://receitadecupcake.com/cupcake-de-chocolate-e-doce-de-leite-diet/, acesso em 30/05/2012.
Receita cedida por Amanda Campos Castillo de Lima, do blog Meleca na Cozinha

3 de jun de 2012

CUPCAKES PODEM FAZER PARTE DA DIETA

Os bolinhos ultrafofos possuem versões com baixo teor de gorduras e de calorias

Por Ana Maria Madeira - publicado em 16/04/2010

Nas mesas, vitrines de docerias, roupas ou chaveiros, os cupcakes estão em todo o lugar. E os mini-bolos de origem norte-americana não são uma preferência das crianças. Os adultos também adoram esta guloseima. Diferentemente dos muffins, já populares nos cafés das grandes cidades, eles têm uma massa mais fofa e são recheados com geleias e cremes - além das coberturas, que costumam ser um show a parte de criatividade e gostosura.

Em geral, os bolinhos são carregados de calorias e não são indicados para quem está de dieta. Mas, como quase tudo na alimentação, existem sim opções leves de cupcakes, com menos gorduras, calorias e até com mais fibras.

A massa

A manteiga é ingrediente quase sempre presente nos cupcakes, para que fiquem fofinhos. Porém, uma boa dica é utilizar manteiga light e sem sal, o que já corta pela metade as calorias e a gordura desse ingrediente. O leite integral também pode ser substituído pela versão desnatada que, muitas vezes, possui 0g de gordura. Para quem busca mais fibras, vale apostar na farinha integral. 
O recheio

O chocolate está liberado, basta que seja meio amargo, que além de menos gordurosos, possuem antioxidantes amigos da saúde do coração e do cérebro. As geleias de fruta podem ser uma opção magra, quando levem açúcar dietético, o que vale também para os cremes. "As geleias mais interessantes seriam as de frutas vermelhas pelo alto conteúdo de antocianinas (antioxidantes) e de preferência sem açúcar", explica a nutricionista Carina Tafas.

Pode apostar também em nozes, ameixas e uvas passas, que tem bons nutrientes. "O uso de oleaginosas como sementes, castanhas e amendoim diminui a quantidade de gordura necessária na receita", afirma a chef Cristina Chaim. "Chocolate amargo também é uma excelente fonte de flavonoides (antioxidantes), que auxiliam na saúde cardiovascular", indica Carina.  
Cupcake
Dica de preparo

Coloque a massa já recheada em forminhas de papel (iguais as de empadinha) e leve para assar, assim elas ficam com um formato mais definido. Seguem algumas receitas de cupcakes mais saudáveis e leves para você se deliciar sem ficar com a consciência pesada. 
FONTE: SITE MINHA VIDA, ACESSO EM 31/05/2012.

2 de jun de 2012

ÁREA CONTINENTAL DE SANTOS E BRIGADEIRO COM CASCA DE BANANA


O turista que vem para Santos raramente sabe que a área das praias, na verdade, é uma ilha (Ilha de São Vicente), onde ficam Santos e São Vicente. Mas ambas cidades possuem suas respectivas áreas continentais. A de Santos é 6 vezes maior que a área insular e rica em cultura, ecoturismo, e também é muito linda.





Caruara


Fazenda Cabuçu



Quilombo - Santos - SP


Quilombo - Santos SP

Quilombo - Santos/SP

 


A TV Tribuna de Santos (afiliada da Rede Globo) tem um programa sensacional chamado ROTA DO SOL.

A Rosana Vale fez um Rota do Sol somente sobre Caruara, um dos 9 bairros da área continental de Santos. Vocês podem assistí-lo inteiro AQUI. Vale a pena!

Mas nesse programa ela aprendeu uma receita de brigadeiro com a casca da banana. Ela disse que fez para seu filho e ele nem percebeu que não era o brigadeiro "normal". Eu ainda não tive tempo de fazê-lo, mas quando fizer, conto pra vocês.

Segue aqui a receita:


Vai um brigadeiro com Casca de Banana?


Receitas

Rosana Valle Postado por: Rosana Valle - 20/02/2010 



Foto: Vai um brigadeiro com Casca de Banana?



Vou postar a Receita que aprendi com a culinarista da Sala Verde, no Bairro Caruara, área Contiental de Santos. Eu fiz em casa. Enrico, meu filho de 8 anos, comeu e adorou. Detalhe, só depois que tinha comido uns 4 brigadeiros, foi que contei a ele que era feito com casca de banana. Ele não percebeu nada. O brigadeiro, além de muito gostoso é nutritivo por conta da fibra existente na casca da banana.

Brigadeiro com Casca de Banana:


Ingredientes:


- 1 lata de leite condensado

- 1 copo de leite (pode ser a mesma medida da lata de leite condensado)
- 1 colher (sopa) manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) chocolate em pó
- 3 cascas de banana picadas
- 1 colher (sopa) farinha de trigo

Modo de Preparo


- Bata primeiro no liquidificador o leite com as cascas de banana

- Junte o creme aos outros ingredientes e leve ao fogo. Use o mesmo procedimento do brigadeiro comum. Mexa até desgrudar da panela... deixe esfriar... enrole e passe no chocolate granulado.

1 de jun de 2012

SORVETE DE IOGURTE COM DAMASCO


Ingredientes:

4 bolas de sorvete de iogurte sabor natural sem açúcar e sem gordura
4  colher (sopa) de geléia de damasco sem açúcar
2 damascos secos picados

Modo de preparar:


Misturar a geléia de damasco com 2 colheres (sopa) de água e levar ao fogo até obter uma calda rala. Colocar a calda sobre o sorvete, decorar com o damasco.
Fonte: http://novamenteoutravez.blogspot.com/2011/01/receita-de-damasco-light-e-diet.html?showComment=1296265314906#c3560989289166088234
Visualizado em 29/01/2011

MANUTENÇÃO DO PESO

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA

POSTS MAIS POPULARES