Seguidores do Escrever para Emagrecer

5.1.13

PARECE QUE FOI ONTEM...MAS JÁ SE PASSARAM MAIS DE 3 ANOS

Primeira postagem de 2013!!!!

Eu tenho escrito pouco por falta de tempo, inspiração ou mesmo porque acho que estou repetitiva. Mas não esqueço o Blog, leio cada comentário com carinho, acompanho algumas vitórias das pessoas que me seguem, ou que eu sigo, mas minha maior atividade está no facebook

Parece que foi ontem que eu decidi agir. Eu não sabia direito aonde eu ia chegar. Na verdade, eu não sabia NADA, só sabia que ali, onde e como eu estava não era o lugar que eu queria estar.

Não era só o sobrepeso, era TUDO: eu inteira, dentro, fora, a profissão, a mulher, os sentimentos, a auto-estima, os gostos, os hobbies (que hobbies???), o cotidiano, as pessoas com as quais eu me obrigada a conviver e me faziam mal, a forma de acordar, de passar o dia, de ir dormir, TUDO estava funcionando na inércia, como um barco com o motor desligado e a bússola quebrada. Minha vida estava engessada, eu não saía mais com frequência, não me divertia, ficava em casa, no computador ou assistindo TV. Eu só pensava que quando eu me aposentasse, eu iria resolver tudo. Nota: hoje ainda faltam uns bons anos para minha aposentadoria (rsrssrsrs).

Até que um médico para quem eu dei essa desculpa me disse que se eu continuasse do jeito que eu estava, SE eu chegasse viva à minha aposentadoria, eu provavelmente chegaria lá muito doente. E aí ele me convidou para fazer as visitas no setor de oncologia do hospital. Não fui, mas isso ficou na minha cabeça por um ano, mais ou menos, (PASMEM! Ainda demorou todo esse tempo para eu tomar uma atitude...) e a situação só piorava. Eu estava deprimida, mas os remédios me deixavam anestesiada, eu tinha até esquecido de quem eu era.

Quem me vê hoje acha que eu fiz milagre, cirurgia (do estômago e plástica), e fiquei como estou. Não fiz nenhuma dessas cirurgias, a minha foi sem anestesia e na raça. Pois é, gente, não foi fácil. Uma das seguidoras uma vez fez um comentário aqui ou no facebook que dizia o seguinte: "Li teu blog e descobri o segredo: não desistir jamais, apesar dos deslizes!"

Ela está certa! É isso mesmo. Mas não é segredo! Nem milagre! É trabalho interno... Eu me lembro que, quando eu caía de boca e comia compulsivamente, logo em seguida sentia ódio de mim mesma. Mas logo depois me "reprogramava" e me olhava como uma pessoa normal, que tinha saído do "script" esperado, parava e vinha pra cá escrever, reler a minha semana e tentar entender o que eu tinha feito de errado, ou qual tinha sido o equívoco que não tinha colaborado para o meu emagrecimento. Muitas vezes eu vinha pra cá só escrever o que vinha na cabeça, o que eu estava sentindo, mas meu objetivo era me entender, me conhecer e sacar onde é que o meu GATILHO disparava.

Para mim e para a maior parte dos obesos, o "gatilho" é emocional. Mas entender isso (muitas vezes não é um problema, mas vários), trabalhar isso e MUDAR em relação a isso requer um trabalho HERCÚLEO que envolve paciência consigo mesmo, capacidade de se enxergar, compreender, acalentar, se perdoar, cair e se levantar após cada queda um pouquinho melhor do que antes.

Emagrecer não envolve só regrar a alimentação e fazer atividade física. Exige trabalhar o auto-conhecimento e tudo que envolve essa área, o que não é nada fácil de se trabalhar.  Como diz a minha querida Luciana Kotaka a "Reeducação emocional é um caminho que vai lhe instrumentalizar para que alcance o comportamento magro."  Ela acompanhou meu processo de emagrecimento e estava sempre aqui me dando foça.

O que eu tenho para dizer às pessoas que vêm aqui buscar inspração é OBRIGADA por me respeitarem e me deixarem mensagens carinhosas, eu me sinto feliz em inspirar-lhes, mas peço-lhes que não vejam esse meu processo como um MILAGRE. Leiam as postagens dos momentos difíceis, de quando eu caí e até criei um tag chamado "não fazer isso de novo". 

Busquem emagrecer, mas também busquem ser vocês mesmos!!! Mas para ser você mesmo, você precisa saber quem você é, com suas qualidades e, principalmente, seu lado que nem você gosta de reconhecer que existe.

Comecei esse processo em outubro de 2009, ou seja, 3 anos atrás. Tenha paciência consigo mesmo, mas DÊ O PRIMEIRO PASSO!!! E depois o segundo, o terceiro, às vezes você vai andar para trás, mas faça o contorno e retome seu caminho, focando lá na frente, na sua próxima meta, depois na meta seguinte, e nas demais, uma de cada vez. Às vezes eu focava numa meta, mas tinha que abandoná-la porque era a hora errada de ir ali, então eu focava em outra meta. 

Desde que atingi minha meta, eu já troquei de área de trabalho, fiz cursos, passei por uma cirurgia para tratar de um problema de saúde não relacionado ao emagrecimento, engordei e emagreci 5kg, me afastei das pessoas que me faziam mal ou não tinham nada a ver comigo, encontrei amigos antigos queridos que me faziam bem, fiz e refiz diversos círculos de amizade, mudei o estilo de me vestir, gosto de me olhar no espelho, mas quando não gosto, faço uso de tudo que a maquiagem pode me dar de presente. Mudei minha rotina, incorporei muitos hábitos saudáveis, como ir de bicicleta ou a pé a todo lugar que posso. Quando me estresso, faço coisas que me ajudam a relaxar e ir para a academia fazer minha musculação é uma dessas coisas. Às vezes, até hoje, eu posso estar exausta, desanimada, triste, estressada e sem vontade alguma de ir malhar, mas vou me arrastando. Após os primeiros 15 minutos, já estou me sentindo melhor e volto para casa renovada, relaxada. Me divirto muito mais no meu trabalho, em casa, na rua, com meus amigos... dou muita risada... até das minhas trapalhadas. Ah, e também passei a dizer mais "nãos"!!! Paro sempre que posso e pergunto a mim mesma: "O que é que eu vou ganhar de positivo com isso?", ou me pergunto se a pessoa X ou Y me faz bem ou não, e se a resposta for não, eu passo a evitá-la e não dou a mínima para o que ela pensa ou deixa de pensar. Minha vida em geral está mais gostosa de ser vivida!!! E isso me faz um bem absurdo!!!!!!!!

Hoje estava andando na praia e ouvi uma música vindo de uma tenda enorme. Era aula de Zumba. Minha amiga e eu paramos e fizemos a aula, nos divertindo muito! Eu vivo intensamente cada momento que acontece na minha vida com muito carinho!

Não espere mudar da noite para o dia, as mudanças são tão lentas que muitas vezes a gente nem percebe como ou quando conseguiu mudar. O importante é saber onde se quer chegar, como você quer se sentir, como você gostaria de se sentir dentro do seu corpo. Isso não envolve só o emagrecimento.

Ontem ouvi de uma pessoa muito querida algo assim: "Eu te admiro muito pelo que vc fez consigo mesma, com as suas vitórias, a forma que vc está se mantendo, os hábitos que você incorporou, as dificuldades pelas quais você passou e como você está vivendo hoje em dia. Você deveria ter muito orgulho de si mesma". EU TENHO! E mais! Ouvir isso dessa pessoa foi um reconhecimento indescritível. Não contive as lágrimas porque ele falou com emoção, admiração e sinceridade.

Essa semana reencontrei outra pessoa que não via há muitos anos e, como 90% das pessoas que me conheciam antes, essa pessoa ficou falando sobre como eu mudei. Pois é, eu não só emagreci. Eu RENASCI!

Enfim, essa é uma caminhada que não termina na chegada ao peso-meta. O final do caminho é lá, na mudança de plano espiritual.

FELIZ 2013 para todos nós!!!







 


8 comentários:

  1. Amiga, vc está uma gata!!!
    Agradeço o carinho de sempre, fico imensamente feliz em saber que te ajudei de alguma forma nessa conquista, mas lembre-se que vc sim é a vencedora, vc acreditou em si mesma, se autorizou a mudar, se feliz, e isso é o maior prêmio de todos.
    Sei que perder peso e manter-se magra não é facil, mas não é fácil também estar acima do peso, então temos que tomar uma atitude e vc tomou.
    Parabénssssssss!!!!! Fico muito feliz por vc, por tudo.
    Um beijo gigante
    (esse ano vou voltar com o blogspot também, sinto muitas saudades)

    ResponderExcluir
  2. Fantástica sua história!!!! Vc esta linda!!!!
    Ainda chego lá!
    Bia, Fran.

    ResponderExcluir
  3. Solange,
    Voltei pro blog.
    Vamos firmes neste 2013!!!
    emagrecendovivendo.blogspot.com
    Bjs, Fran.

    ResponderExcluir
  4. Ameiiii seu depoimento...muiiiito estimulante. To na luta. Você é um exemplo. Bkjs

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Comecei a participar do vigilantes do peso dia 09/01/2013. To ansiosa pelos resultados!
    Faça uma visitinha no meu blog, lá conto minha saga para perder peso. bjooos
    http://www.projetoexchubby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Hoje tive o privilégio de conhecer a SOLANGE RIBEIRO em um encontro de Associados/Vitalícios do Grupo dos Amigos do VP de SBC e SANTOS e nesse encontro realizamos a CAMINHADA DA AMIZADE. A Solange está com um corpo ESCULTURAL é uma pessoa divertida, e tem um excelente ALTO-ASTRAL. Solange continue sempre assim. Um abraço fraterno no seu ENORME CORAÇÃO. E obrigado pela manhã inesquecível desse dia 13/01/2013.

    ResponderExcluir
  7. Hoje tive o prazer de conhecer a SOLANGE RIBEIRO em um encontro do GRUPO DE AMIGOS DO VP entre São Bernardo do Campo e SANTOS denominado CAMINHADA DA AMIZADE. A Solange está com um corpo ESCULTURAL e é uma pessoa iluminada de um excelente ALTO-ASTRAL. Continue sempre assim. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  8. Olá Solange,
    hoje navegando pela web, pesquisando coisas sobre vigilantes do peso, encontrei seu Blog/facebook. Não acredito em acaso, Estou fazendo o programa do VP e tenho emagrecido bem. Mas, como sou "normal" tenho tido umas recaidinhas principalmente nestes últimos dias. Concordo que o emocional comanda tudo, inclusive a compulsão alimentar. Bem, mas seu blog, seus post em geral, estão me animando, incentivando bastante. Estou adorando tudo o que estou lendo aqui, heheheh... Bem, também estou escrevendo no meu Blog coisas deste momento da minha vida, onde estou fazendo uma virada radical, se vc quiser/puder dê uma olhadinha lá http://www.essemeujeitinho.blogspot.com.br/
    Ficarei muuuito feliz com sua visita !!! estou buscando inspiração para me manter no objetivo, tem dias que são fáceis e dias mais complicados, né ? Estou muito feliz com minhas realizações, já eliminei 13,100 kg em 3 meses, estou me sentindo muito mais disposta, estou fazendo academia, mas sabe como é: não posso perder o foco !!! Bem, muito obrigada por dividir sua história, está me ajudando muito !!! Tbém estou no Face ( Silvina Duarte ) Obrigada e Mil bjs

    ResponderExcluir

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA