TRANSLATE THIS SITE

Pessoas que me motivam

22 de nov de 2010

Efeito sanfona pode ser combatido

OLÁ PESSOAS LINDAS!
Essa matéria saiu no JORNAL HOJE de terça-feira, 16/11/2010. Gostei muito porque eu fui mestre em botar tudo a perder com o efeito sanfona. Quem não conhece minha história pode clicar na aba ANTES E DEPOIS acima.
Usei o verbo no pretérito perfeito porque desta vez não vou engordar mais. Tenho conversado com meu cérebro todos os dias para ele não ouvir a leptina, nem os apelos da grelina, mas sim a MIM! Eu mando nelas e nas células adiposas, enfim, eu tenho o poder aqui no pedaço! É melhor esse cérebro se acostumar logo com o meu novo corpitcho! Segundo a matéria, meu corpo vai se acostumar por completo só daqui a 20 meses! Que se acostume antes! Eu tô mandando!!!!
Rsrsrsrs. Vale a pena assistir! Seguem uns pratos da semana passada:
Omelete com 1 clara + 1 ovo, 1/4 xíc leite, legumes e requeijão light - DIVINO

Bife de fígado, arroz integra, brócolis, feijão branco e cogumelos

Sopa de legumes deliciosa

Arroz integral, proteína texturizada de soja com carne moída, brócolis e cogumelos
 Ontem tive festinha, comi massa podre (ai que saudade que eu tava dela....) e churrasco, mas caprichei na salada de alface e bebi água. Não jaquei, mas consumi uma boa quota dos meus pontos flex. Vou maneirar nos demais dias e caprichar na RA.
Fiquei das 4 da tarde às 9 da noite cozinhando para a semana: ervilha cozida, sopa de abóbora (amo!), lavei alface e morango, fiz arroz, proteína texturizada de soja, lavei roupa... deixei tudo pronto para a semana, que será bem ocupada, visto que minha filha tem 1001 atividades extra que dependem de mim para levar e buscar (renovação do batismo, confissão, ensaios, 1º comunhão, provas de fim de ano, acampadentro na escola... ufa! já tô cansada!). Fora isso, eu trabalho, viu gente! E trabalho muito!!!!!! Tb tenho tarefas do curso do MEC para entregar. Socorro!!! Preciso de Férias!!!
Beijos!


Lembrem-se que tem sorteio AQUI no BLOG. Vejam a aba SORTEIO! Participem!!!! 

16/11/2010 11h35 - Atualizado em 16/11/2010 14h35
Efeito sanfona pode ser combatido com dieta balanceada e exercícios
Saiba como nosso corpo reage às constantes mudanças de peso e o que fazer para evitá-las.

Viviane Possato Belo Horizonte, MG

Emagrecer e engordar. Emagrecer e engordar. O chamado efeito sanfona causa muitos danos à saúde e também provoca celulite, estrias e envelhecimento da pele.

Entenda como nosso corpo reage a estas mudanças constantes e saiba o que fazer para manter o peso.

A empresária Soraia Figueiredo conta sobre os pratos fartos que consumia desde a adolescência: “Torresminho, picanha gordurosa, coração, linguiça”. Resultado: anos de dietas malucas. “Perdia cinco quilos em uma semana e engordava dez depois que parava”, conta

A oscilação de peso igual ou maior que quatro quilos é chamado de efeito sanfona. “Uma vez que você atinge um determinado peso, ele não quer deixar de sair, então o organismo tenta ao máximo voltar para aquilo”, diz.

Não é só impressão. As células gordurosas produzem a leptina, hormônio que informa ao cérebro que os estoques de gordura estão preenchidos. Quando há uma perda de peso significativa os níveis de leptina diminuem e o cérebro entende que é preciso comer mais para repor a quantidade de gordura no organismo. Nas dietas muito radicais o estômago também produz mais grelina, o hormônio da fome.

O organismo precisa de um tempo para se acostumar com o novo peso, em média um mês para cada quilo perdido, por isto, nunca abandone a dieta radicalmente logo que alcançar o peso ideal.

Uma pesquisa com duas mil mulheres do Reino Unido mostrou que quatro em cada dez ganharam dois quilos a mais depois de dietas radicais com menos de 800 calorias ou com restrição a alimentos, é o efeito rebote.

“A pele sofre muito com isto, porque esta distensão e a recuperação daquela forma esticada vai causando estrias, dificuldades de circulação e o aspecto da pele piora causando um aspecto de envelhecimento precoce”, explica Geraldo Santana, Instituto Mineiro de Endocrinologia.

Depois de três anos de dietas malucas, Kênia fez uma reeducação alimentar e está mantendo o peso há um ano. “Antes eu misturava muito, era macarrão com arroz, muita carne, nada de salada e me sentia pesada o dia todo. Hoje não, eu faço um almoço superleve, me sinto leve o dia todo e como de três em três horas. Efeito sanfona nem pensar, nunca mais”, afirma.

Veja o vídeo com a reportagem completa e confira os dez mandamentos que evitam o efeito sanfona:

1º - Não deixe sua dieta ficar igual por mais de 40 dias. Isso atrapalha a aceleração do metabolismo.
2º - Troque as frutas da dieta pelo menos quatro vezes na semana. As frutas trazem vitaminas que auxiliam na queima eficaz de gordura.
3º - Troque as verduras da dieta pelo menos quatro vezes na semana. Os minerais das verduras são importantes para ativar o metabolismo.
4º - Beber sempre pelo menos dois litros de água por dia. Diminuir a ingestão de água provoca a redução da eficiência da queima de gordura.
5º - Observe seu sono. Um bom sono auxilia o organismo a queimar gordura.
6º - Mude a forma como você faz atividade física. A monotonia no estímulo físico atrasa sua queima de gordura.
7º - Controle seus níveis de estresse. O hormônio do estresse aumenta a gordura abdominal.
8º - Não cometa mais do que um dia de erro na dieta. O organismo consegue lidar com excessos calóricos por um dia, mais do que isso ele volta a ficar preguiçoso.
9º - Não deixe de trocar os refrigerantes por sucos ou água. Refrigerantes ajudam a reduzir o cálcio do organismo e o cálcio é importante no emagrecimento.
10º - Continue evitando beliscar guloseimas sempre. Cair em tentação pode aumentar a produção de gordura no corpo em apenas sete dias.
Link para o vídeo: AQUI
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/11/efeito-sanfona-provoca-celulite-estrias-e-envelhecimento-da-pele.html

15 comentários:

*Lela* disse...

Mulher se se preza se vira em mil! Menina, fiquei cansada só de ler, e olha que não sou diferente; aqui a galera tb exige, a vida exige e eu me exijuuuuu!
legal essa coisa de você procurar deixar comida saudável pronta pra semana, se come tão melhor depois da R. alimentar, né?

A matéria do jornal é muito boa mesmo*

Bjokas

Angélica disse...

BOM DIA FLOR!!!!!!!!!! VOUT E SEGUIR BOA SEMANA PRA TI!!!!!!BJS.

Eliane disse...

oie , vivo na correria como vc , quando me animo , passo horas deixando tudo mais facil na cozinha ...e vida de mamys de 3 ainda é duro , rsrs adorei a materia .

boa semana

bjinhos !!!

Dida - Futura Ex-Gordinha disse...

Adorei a matéria!
Super instrutiva!
Beijos

Liege disse...

Oi!! Adorei seu blog!!! Já estou seguindo!! Um abraço!!!

Cyntilante disse...

Sabe que essa semana pela primeira vez, ja deixei alface lavado.. e realmente é bemmm mais facil né...

Eu tbem amoooo massa podre.. tentação das bravas...rs
bjs e boa semana

Garota Sarada disse...

Oi querida...
Que delícia seu cardápio!
E eu tb to tentando me livrar do efeito sanfona...
Bjs

Vanessa Monteiro disse...

Aff até eu cansei...kkk

Querida vc é muito determinada e vai conseguir alcançar todos os seus objetivos!

Pega firme!

Beijoss e força ai!

Lu disse...

Oi Sô!!
Foi sim, o passei foi uma delicia, chegamos em casa exaustos...rs
Agora tô começando a sentir a diferença, mas ainda faltam 6 kg para a minha meta, e vamo q vamo!
Tu logo atinge a sua, podemos sair para comemorar q q tu acha? rs
Adoro recordar, da epoca q escrevi lá teve muitos momentos ruins e dificeis, mas prefiro recordar do bons...recordar é viver!
Parabéns pela eliminação viu...
Bjsss magrelaaaaaaaaaaaaaaa rsrs
Lu

Belíssima disse...

nossa eu assim como vc, sempre que faço compras ajeito tudo para a semana, coloco em vasilhas menores e dependendo do que for congelo.
qto ao efeito sanfona, eu sofro deste mal a anos...
bjs

baxie disse...

Muito bom o post! passei um tempão lendo. Principalmente a parte do conversando com meu cérebro! haha

bjos

s.o.s. diet disse...

Nossa amiga, que determinação! è uma boa idéia preparar a comida para a semana! Também vou tentar!

Beijos e boa semana!

Gabriela Mateus disse...

Flor, tem selinho pra vc...bjs

Nina Morais disse...

Bacana a matéria. Preciso dar um basta para a leptina e a grelina. Estou em uma fase de forte atuação desta duplinha, mas dentro do controle (sem emagrecer, mas sem engordar... só que preciso eliminar mais uns 10 kg)
No momento da fome? Omelete de claras e cebola, sopa de abóbora, quiabos no vapor... Bela enganação para a boca.
bjs

Flá BH disse...

que agitação rsrsrs

omelete lindo, abriu meu apetite rsrsrsrs

vou lá conferir seu antes e depois

beijos

MANUTENÇÃO DO PESO

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA

POSTS MAIS POPULARES