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Pessoas que me motivam

28 de fev de 2011

A PRESSA E A OBESIDADE

Eu já comentei aqui diversas vezes que minha vida quando trabalho me engorda. Porque eu já sou ansiosa por natureza e a pressa me deixa mais ansiosa ainda: eu como sem pensar, tenho fome sem sentir,  esqueço o que comi, perco o meu foco, me distraio, me concentro, corro, subo, desço, vou e venho no ritmo do trânsito, dos alunos, dos pedestres, das exigências do cotidiano e, quando assusto, o dia se foi e EU não vivi, só sobrevivi. Viver intensamente, sentir, ter melhor qualidade de vida, enfim, me sentir equilibrada só acontece quando estou em férias. Tenho feito muito progresso nos últimos 10 anos, no sentido de diminuir a carga e o ritmo, mas eu ainda quero me sentir feliz, TRANQUILA e satisfeita com minha qualidade de vida nos 11 meses em que não estou em férias. Eis aqui mais um desafio que tenho a atingir. Quem sabe o BLOG me ajude em relação a isso também. O GILBERTO DIMENSTEIN (adoro) escreveu este artigo na FOLHA DE SÃO PAULO que caiu como uma luva nessa minha situação de ansiedade e dificuldade em manter-me mais magra e bem. Espero que vocês também gostem. 

O QUE VOCÊS ACHAM SOBRE O SEU  
RITMO DE VIDA X ANSIEDADE X ALIMENTAÇÃO?




Devagar se vai longe?
São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2011

Se alguém não estiver apressado ou, pelo menos, parecendo apressado, deve ser um desocupado


ESTÃO CONSEGUINDO fazer aqui em Harvard a união das crenças milenares do budismo com a neurociência, mostrando como a meditação altera áreas do cérebro e produz bem-estar: menos ansiedade, depressão e dores crônicas. E até menos propensão à obesidade.
Submeteram 2.250 universitários a testes de ressonância magnética, depois de passarem por exercício de meditação. As imagens exibiram ampliação nas áreas do cérebro associadas à memória, à aprendizagem e ao equilíbrio emocional e redução daquelas ligadas ao estresse.
Essa química entre um conhecimento de 2.500 anos com neurocientistas e psiquiatras, munidos com máquinas que detalham o funcionamento do cérebro, reflete a inquietação dos cientistas diante da epidemia de ansiedade, traduzida no consumo crescente de remédios.
Por trás dessa discussão, existe a suspeita de que tanta pressa está deixando as pessoas inseguras, perdidas em meio a tanta informação. Se alguém não estiver apressado ou, pelo menos, parecendo apressado, deve ser um desocupado e, portanto, um fracassado.
Professor de psicologia da faculdade de medicina de Harvard, Ronald Siegel criou um centro de pesquisa, próximo ao campus, em que se investigam os efeitos da meditação e como colocá-la no cotidiano. Ele lançou recentemente um livro sobre técnicas da atenção ("Mindfulness Solution").
Todos daquele instituto são professores ou pesquisadores convencidos de que aprender a se concentrar, vivendo melhor o tempo presente, produz gente mais equilibrada e eficiente. O que, segundo eles, ajuda os efeitos dos remédios e da terapia.
São ensinadas técnicas simples. Ronald Siegel, por exemplo, caminha de um jeito diferente: ele se concentra em cada passo e observa como o movimento produz reações em seu corpo. Deixa-se entregar ao voo de um passarinho, à brisa que bate em seu rosto ou aos risos de uma criança brincando no parque, sempre observando como cada coisa se passa dentro dele. "Estar presente de fato, não fugir da realidade, é um jeito de moldar o cérebro para as adversidades", diz o professor. Estar presente não significa, acrescenta, sentir só a brisa no rosto num dia primaveril, mas não fugir do sofrimento.
A pressa é um dos fatores que estimulam a obesidade. Na semana passada saiu um relatório mostrando como está acelerando mais do que se imaginava a epidemia do sobrepeso.
Para ajudar os pacientes a se alimentarem melhorar, o Boston Medical Center se inspira nas lições de meditação. Aprendem a saborear uma única passa durante vários minutos, experimentando diversas sensações. Trava-se, assim, uma guerra contra o fast-food.
Não estivéssemos falando de gente que ensina na faculdade de Medicina de Harvard, cujas descobertas foram publicadas em duas revistas acadêmicas de psiquiatria, este artigo iria parecer reflexão de hippie esclerosado ou bicho-grilo.
Foram feitos vários testes revelando que a dependência da informação é semelhante, em muitos casos, à dependência química. Isso é o que se vê quando se pede para que os jovens fiquem sem acesso a internet e longe do celular. Responde-se apenas ao estímulo externo, na busca diária de mais um aplicativo (o mais baixado, durante muito tempo, foi um que reproduzia os efeitos sonoros da flatulência).
Não se está fazendo uma daquelas críticas retrógradas às tecnologias, afinal quem não quer usar o Skype ou ter acesso aos amigos pelo Facebook? Na semana passada, o Google divulgou um projeto que permite uma visita virtual a alguns dos melhores museus do mundo, com chance de dar zoom nas obras. O problema é saber até que ponto tanta informação exterior inibe o autoconhecimento interior.
Segundo os textos de Ronald Siegel, não viver a tristeza, comum a qualquer ser humano, é sedimentar o caminho para a depressão. Imagina-se muitas vezes, nesta era do entretenimento, que tristeza é uma falha a ser enfrentada com drogas ou remédios tarja preta. "Quando não se está presente, não se vivencia nem a tristeza nem a felicidade", diz ele.
O problema é que pressa em excesso tem gerado desequilíbrios, que acabam numa mesa de cirurgia ou no divã de um psiquiatra. Por isso, há quem aposte que uma das tendências contemporâneas é fazer menos coisas e com mais qualidade, na suposição de que, como diz o ditado, quem tem pressa come cru -e quente.

PS- Um bom uso da tecnologia. Harvard e MIT, duas das melhores universidades americanas, têm colocado mais aulas na internet, acessíveis a qualquer um. Coloquei alguns endereços no www.catracalivre.com.br.

gdimen@uol.com.br

 Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0602201122.htm, acesso em 06/02/2011.

4 comentários:

Alexsandra disse...

Eu sou muito ansiosa e também engordo quando estou trabalhando!!!
Engordei muito esses anos por trabalhar em lugares muito estressantes!!!
Adorei a matéria!!!
Bjus

Saúde em Prática disse...

Olá, tudo bem?!

Parabéns pelo blog e por sua iniciativa de emagrecer!

No Saúde em Prática abordo o tema "Emagrecimento" e as leitoras tem gostado bastante das dicas.
Passa lá e conheça. Se gostar, ficaria muito feliz em tê-la como seguidora.

Beijos, Priscila.
http://www.saudeempratica.com

Anna disse...

eu engordo muito nos erviço pq alem do stress muitas vezes eu levava lanches saudaveis e me sabotava com os lanches gorduroso e coletivos, as vezs comia sem nem erceber a quantidade...comia correndo p seguir trabalhando e pro ai vai, adorei o post,s empre aprendo muito aki
bjim

Carolina C. disse...

EU ESTOU TENTANDO CONTROLAR MINHA ANSIEDADE, é dificil mais não impossivel, e claro amiga vocÊ vai conseguir sim, basta lutar por isso!

beijos !

http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/

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