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Pessoas que me motivam

4 de mai de 2012

COMER DEVAGAR: O MELHOR CAMINHO PARA PERDER E MANTER PESO

Quando se come sem pressa o centro da saciedade é estimulado enquanto você ainda esta ingerindo a sua refeição, evitando os excessos.

A mastigação tem uma importante influência em nossa saúde. Quando mastigamos estamos iniciando o processo digestivo. Na boca, os alimentos sólidos são transformados em partículas menores e se misturam com a saliva, secreção que contém uma enzima responsável pela digestão do amido.
Se comemos com pressa e sem mastigar corretamente, os alimentos não são bem triturados e chegam pedaços grandes ao estômago, aumentando o trabalho deste órgão. O resultado é uma digestão inadequada, azia, fermentações e gases.
Os dentes também saem ganhando com uma mastigação correta.
As pessoas que têm refeições mais líquidas ou não mastigam corretamente os alimentos, deixam os dentes sem função e, com o tempo, enfraquecem.
Comer devagar para não passar do primeiro prato
Engolir a comida sem uma devida mastigação é o melhor aliado para ganhar peso, pois ela serve como um medidor para a quantidade de alimentos que devemos ingerir.
Enquanto mastiga-se os alimentos o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a captação dos nutrientes. Depois de um certo tempo, o cérebro começa a dar sinais de saciedade. Este tempo leva pelo menos 15 minutos.
A quantidade de alimentos ingeridos deve ser o suficiente para não encher totalmente o estômago. Desse modo, há espaço para os alimentos e o estômago movimentar-se, permitindo a liberação do suco gástrico responsável por parte do processo digestivo.
Quem come muito depressa, praticamente engolindo a comida sem mastigar só se sente satisfeito quando o estômago estiver bem cheio, dilatado e até mesmo dolorido. O resultado é que o estômago recebe pedaços grandes de comida, tem que trabalhar muito mais, causando problemas digestivos. Para completar, no final você terá ingerido bem mais que precisa e com o passar do tempo a balança mostrará o peso ganho.

Os magros comem mais devagar

Observe que boa parte dos magros costuma mastigar lentamente e bebe os líquidos em pequenos goles. Já os mais gordos, normalmente, comem com mais velocidade, não mastigam direito e tomam muito mais líquido.
O intestino tem uma função que é a de selecionar o que deve ou não ser captado, quando o alimento é adequadamente mastigado, esta seleção se faz de forma mais apropriada. Caso contrário, os alimentos pouco mastigados são mal selecionados e o organismo absorve mais do que deveria. O resultado é o aumento de peso.
Outro fato que deve ser observado é que as pessoas com tendência a engordar em geral apresentam um defeito genético que propicia a produção de uma pequena molécula que ativa um neuropeptídeo chamado Y (NPY) que, quando chega ao cérebro, inibe a liberação do hormônio de crescimento. Nos adultos, este hormônio atua no metabolismo durante o sono. Por isso, que quanto maior a ativação de NPY, maior a vontade de comer doces à noite e menor a liberação de hormônio de crescimento.
As pessoas que mastigam mal os alimentos ou comem depressa apresentam uma maior liberação do NPY e, conseqüentemente, ganha mais peso com o passar do tempo.
Um dos fatores que faz uma pessoa a comer depressa e sem mastigar corretamente é a ansiedade e a falta de tempo no dia-a-dia. Por isso, é melhor começar a mudar seus hábitos, ganhar mais saúde e, até quem sabe, perder peso.

Dicas para comer mais devagar:
  • Descanse os talheres enquanto se está mastigando.
  • Coma sempre na companhia de amigos, pois conversando demora-se um pouco mais para comer.
  • A cada refeição ou lanche mastigue com calma, saboreando o alimentos até transformar o sólido em pastoso.
  • Escolha para horário de suas refeições aquele em que tenha mais tempo e alimente-se com calma. Mastigar os alimentos pode até ajudar a reduzir a ansiedade.
  • Saia da mesa satisfeito, mas nunca com o estômago totalmente cheio.
  • Comece sua refeição com uma boa salada de grãos e legumes, mastigando devagar e sentido o sabor de cada garfada. Assim, quando você for se servir do prato principal e da sobremesa, que são mais calóricas, o seu centro da saciedade está começou a ser ativado. O resultado você notará com o tempo.
    Estas dicas estão no site: http://www.bumeran.com.br  

3 comentários:

Andréa disse...

Nossa como é difícil,tento mas tenho dificuldade em comer devagar, tbém essa loucura do dia-a-dia, mas eu chego lá
bjs

Diego disse...

Olá linda, também estou nessa experiência de emagrecimento e resolvi compartilhar com todos essa batalha em um blog, com muito bom humor e determinação, se quiser conferir é só acessar>>> http://contandoasestrias.blogspot.com.br/

Beijoss!

Anna Silva disse...

Minha ansiedade aliada à falta de tempo me fazem comer muito depressa. Para emagrecer e manter o peso é necessário realmente mudar hábitos e estilo de vida!

MANUTENÇÃO DO PESO

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA

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