Se a depressão e a tristeza afetam o organismo, me parece razoável que o riso possa atuar a seu favor |
OUTRO DIA, li na revista americana "New Yorker" um artigo sobre o "guru do riso" que anda atraindo milhões de pessoas. Não, não se trata de um comediante famoso, e sim de Madan Kataria, médico indiano de Mumbai que desenvolveu técnicas para induzir o riso nas pessoas.
Segundo Kataria, o riso faz bem, tanto à saúde física quanto à psicológica. Seu movimento vem se espalhando pelo mundo e atrai muitas celebridades. Recentemente, Kataria apareceu no palco dos estúdios da Sony Pictures, em Los Angeles, ao lado da atriz Goldie Hawn.
Quem entender um pouquinho de inglês pode ver vídeos do médico em ação em laughteryoga.org. Eu assisti e ri muito. Existe algo de contagioso no riso, mesmo quando começa forçado. E logo deixa de ser.
Será que o riso pode melhorar sua saúde? Quem não acredita que rir só faz bem (quando não é malicioso, claro)? Se não gostássemos de rir, comédias não existiriam. Arthur Koestler, em seu livro "O Ato da Criação", argumenta que humor e criatividade têm muito em comum.
Numa boa piada, existe uma ruptura lógica, um ponto em que a narrativa toma um rumo inesperado. É aí que rimos. Todo mundo sabe que piada explicada não é engraçada.
Koestler diz que esse ponto de ruptura surge na criação, quando uma visão nova e inesperada surge dos recessos do inconsciente. Sabemos muito pouco sobre criatividade e riso. As ideias de Koestler deveriam ser mais exploradas.
Vários estudos vêm tentando quantificar os benefícios médicos do riso. Se a depressão e a tristeza podem afetar negativamente o sistema imunológico, parece razoável que o riso possa ajudá-lo. Porém, de modo geral, os resultados desses estudos são contraditórios. Alguns dizem que o riso é mesmo bom para a saúde. Outros, que não faz diferença.
Talvez os resultados ambíguos venham do tamanho relativamente pequeno dos estudos, ou porque em alguns deles o riso é induzido a partir de comédias na TV, como "O Gordo e o Magro" e "Abbot & Costello".
O assunto é fascinante o suficiente para merecer estudos mais detalhados. Qual a diferença entre o riso dos humanos e o dos gorilas, que riem quando sentem cócegas? Será que rir de uma piada pode ser usado como teste de inteligência em computadores? Semana passada perguntei se máquinas podem se apaixonar. Será que podem rir? Ou melhor, ter senso de humor?
Robert Provine, neurocientista da Universidade de Maryland que realizou estudos baseados na observação de pessoas em situações sociais, escreveu: "A melhoria da saúde a partir do riso permanece uma meta inatingida, mesmo que extremamente desejável e viável". Existem muitos tipos de riso, alguns relacionados com a comunicação entre dois ou mais humanos, outros fisiológicos, quando sentimos cócegas.
Quando falei no assunto com leitores aqui nos EUA, recebi várias mensagens, algumas de pessoas com câncer, relatando como o bom humor faz com que se sintam melhor. Sei que quando olho para a minha estátua do "Buda Sorridente", me sinto bem. Talvez o nível de meus hormônios relacionados com o estresse decresçam um pouco. Mesmo que a ciência permaneça inconclusiva, vou tentar alguns exercícios de Kataria. Afinal, fora uma câimbra na barriga, mal não vai fazer.
MARCELO GLEISER é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "Criação Imperfeita".
Oi Flor!!
ResponderExcluirSempre dizem q riri é o melhor remédio, então vamos exercitar os musculos da face, hehe.
Obrigada pela dica da meta, acabei esquecendo de colocar no blog.
Bjus e ótima semana pra vcê.
Bom dia!!Tem vezes que até esqueço o quanto é gostoso rir!! Bjos e uma ótima semana!!
ResponderExcluirQuerida Alma Magra em Cristo
ResponderExcluirPor isso que dou risadas angelicais em Cristo sempre!
Santo Ósculo em seu coração
Que legal! Com certeza, rir só faz bem néé? Já tinha visto algo assim na tevê. Era sobre empresários no japão que tinham 'aulas' para sorrir, porque eles ficavam tão estressados que não conseguiam.. Não sei se é a mesma coisa, mas o que importa é sempre sorrir né? :D
ResponderExcluirbom humor, riso é uma terapia mesmo, adorei a materia flor
ResponderExcluirbjs bjs
Oi Sôoooooooo
ResponderExcluirTu ja voltou a trabalhar amiga?
Vi que ta encostando na sua meta, tô muito feliz por vc, se bem que vc já está ótima, mas é isso ai a meta pessoal é tudo e poder "sapatear" no intervalo de peso que quer é valido...tb sou ladra de guloseimas, abusei um poukinho de nada semana passada, mas é a ansiedade, stress, correria, tudo junto misturado...haja coração!
Vi seu email da médica, vou rsponder, quero sim, com certeza, pq pagar 2 mil tendo 2 planos de saude, complicado né?!
E é isso amiga, vamos comemorar os seus 61 Kg heim, um chá da tarde ligth q q tu acha??
Bjsssssssss
Lu
Oie amiga,
ResponderExcluirCom certeza rir é o melhor remédio!!
E com certeza uma tremenda terapia!!
beijos e boa segunda
É mesmo, rir é um santo remédio para os males do mundo...
ResponderExcluirVamos rir mais e nos preocupar menos ;)
Beijos, e uma linda semana!!
Oi tudo bem?!
ResponderExcluirAchei seu blog procurando na net sobre vigilantes do peso!
E adorei seu blog.
vou seguir!
Bjão
putz!
ResponderExcluirentão eu deveria ser bem magrinha!!!
pois paço o dia inteiro rindo, e ainda por cima dou risada até sozinha!!!!
temos é que ser felizessssss!
parabéns pelo post!!!
beijosssssssss querida
Hahahahahahahahhaha
ResponderExcluirFui ver o vídeo e só de vê-los rindo eu fiquei rindo junto hahahah!!! Amei!!
Com certeza sorrir faz muito bem!!
Bjus