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Pessoas que me motivam

4 de out de 2010

Mais um motivo para se exercitar


De: Dept. de Pesquisas do Vigilantes do Peso
Tradução: Marcelly Ferrari

Estudos comprovam: a prática regular de atividades físicas reduz a gordura visceral (acumulada no abdome, ao redor dos órgãos).
Os benefícios dos exercícios à saúde são muitos — da redução dos riscos de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer ao bem-estar psicológico. Quando o assunto é controle do peso, o Vigilantes do Peso enfatiza o papel do exercício na sustentabilidade do emagrecimento. Ainda assim, muitos de nós precisamos ser lembrado constantemente de incluir atividades físicas na rotina diária.

Um estudo recente dá ainda mais um motivo para se exercitar. Pesquisadores da Universidade de Syracuse em Nova York avaliaram um grupo de mulheres obesas e diabéticas no período de pós-menopausa. Descobriram que o exercício regular não só diminui, de maneira geral, a gordura acumulada em volta da cintura, mas também reduz a gordura visceral. i

Nem todas as gorduras são iguais

Qual é a importância disso? Sabe-se bem que as gorduras são diferentes quanto aos riscos a que nos expõem. Por exemplo, a gordura abdominal (que deixa o corpo em forma de “maçã”) é mais perigosa do que a gordura acumulada nos quadris e nas coxas (que deixam o corpo com o formato de “pera”). A gordura visceral afeta órgãos importantes, como o pâncreas, que produz insulina. Em excesso, interfere na insulina, podendo contribuir para o desenvolvimento da síndrome metabólica e do diabetes.

No estudo da Universidade de Syracuse as mulheres foram divididas em três grupos: durante 14 semanas, o primeiro grupo seguiu uma dieta de baixas calorias, o segundo participou de um programa de atividades físicas e o terceiro combinou a dieta e os exercícios. Os grupos que incluíram atividades físicas em suas rotinas tinham a caminhada como exercício obrigatório e o ciclismo como opcional.

O grupo que apenas seguiu a dieta e o que combinou dieta e exercícios perderam a mesma quantidade de peso, enquanto o que apenas praticou atividades físicas não perdeu nada. Apenas os dois que incluíram exercícios em suas rotinas eliminaram gordura visceral.
O estudo sugere que, embora seja possível perder peso apenas ingerindo menos calorias, é a combinação de uma alimentação pouco calórica e da prática de atividades físicas que leva à redução da gordura visceral. Você adota duas estratégias e tem benefícios em dobro!

iGiannopoulou I, Ploutz-Snyder LL, Carhart R., Weinstock TS, Fernhall B., Goulopoulou S, Kanaley JA. Exercise is required for visceral fat loss in postmenopausal women with Type 2 diabetes. J. Clin Endocrinol Metab. 2005 Mar;90(3):1511-8. 
 

5 comentários:

Lorena disse...

Oiii querida estou por aqui...meio sem saco,aniosa pra postar....como se tivesse q resolver as coisas do ap por aqui antes etc,mas acho q em breve mto breve vai ta td certo!!!nao ando me exercitando como gostaria,mas cuidando do q como,apesar d estar molenga rsrsrs to com corpo bem...mas nao vej a hora d voltar a rotina d atividades!!!
acho q devem colocar uma nova orientadora por aí,pelo menos é a ideia deles, q nao fique so uma e tenham opcoes....mas nao desanime jamais,lembra sempre de tudo q ja passou....mande um beijo enrome a silvana, a estela(aquela doida nao tem computador,email)hahahaha como pode?!?!sinto maior saudadades d vcs!!das reunioes....eu morria de vergonha sempre!!!achava q ia super mal...mas no final era recompensador!!!o pao eh mais calorico,mas eh funcional,mto rico em fibras e da 1 ponto por fatia do memso jeito....e acho ele macio...bjaoooo

★$ Naиđ♂ N£яi $★ disse...

Oi Solange
Temos realmente muitos motivos para nos exercitar. É uma pena que muitas vezes, nos guiamos pela estética e não pela saúde. E como os resultados em termos de emagrecimento e beleza são lentos. Já vem aquela vontade louca de desistir. Precisamos mudar o nosso enfoque nessa questão, não é mesmo?
BEm, deixei um selinho pra vc em meu blog. Vai lá buscar!!
Beijo no coração!

disse...

Tô dentro! Já faço as duas coisas, então, xô gordura visceral, localizada, lateral, etc, rsrsrs.
Bjs.

Lucy Britto disse...

Oi adorei seu texto
e devemos mesmo praticar exercícios regularmente para poder elimar essa gordurinha indesejavel ...
boa tarde bjs...

Belíssima disse...

eu tenho o corpo tipo maçã, acumulo gordura visceral, faço exercícios físicos há 05 meses e já diminui 12 cm nessa região mas ainda estou fora dos padrões.
bjs

MANUTENÇÃO DO PESO

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA

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