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Pessoas que me motivam

7 de jan de 2011

ACERTE NO CARDÁPIO E ENTRE NO VERÃO COM O PÉ DIREITO

Descubra como os alimentos podem te ajudar a dar uma recauchutada geral

Uma pele bronzeada, livre das celulites e das estrias somada a cabelos brilhosos compõem o visual perfeito para você desfilar seus mais novos modelos de biquíni. A cena típica de verão, na maioria dos anos, fica apenas na sua imaginação, já que você não consegue fazer o corpo atender seus pedidos.

Anime-se e abandone o conformismo! Com os alimentos certos no prato, ainda dá tempo de exibir o corpão que você sempre sonhou. Quem ensina a usar os alimentos a favor dos seus objetivos de verão é a nutricionista clínica funcional Daniela Jobst, especialista do Minha Vida, que nos deu dicas valiosas sobre somo usar a alimentação em pró da beleza.
Garanta o bronzeado
Mamão, abóbora, cenoura e tomate são exemplos da lista de alimentos que não podem faltar no menu de quem quer conquistar uma pele dourada. Os alimentos amarelos ou alaranjados são ricos em vitamina A e carotenóides, que ajudam a estimular a síntese da melanina, responsável pela cor bronzeada da pele , explica Daniela.

Além dos alimentos amarelos e alaranjados, os carotenóides podem ser encontrados nas folhas verde-escuras. Para notar os efeitos na pele, inclua porções desses alimentos no menu diário, no período que antecede o verão. Uma salada de entrada com folhas verde-escuras e um suco feito de mamão, cenoura e laranja formam duas porções ótimas para um dia , exemplifica a especialista. Ainda de acordo com Daniela, os efeitos não aparecem quando a ingestão é feita um dia antes da exposição ao sol. Para resultados eficazes, é preciso incluir as porções no cardápio, pelo menos, uma semana antes de tomar sol .

Acabe com as celulites e as estrias
Convenhamos: livrar-se das celulites e das estrias não é tarefa das mais simples. Mas, segundo Daniela Jobst, existem alimentos capazes de melhorar a inflamação local e sistêmica causada pelas celulites. Eles ainda fornecem nutrientes para ativar o metabolismo, fala de mais uma forma de atuação dos alimentos que aplacam as celulites.

Na lista de alimentos com poderes antiinflamatórios, estão aqueles que contêm cobre e manganês. Bons exemplos de fonte são azeite de oliva extra-virgem, castanha do pará, soja, amêndoas, feijão, lentilha e lima da Pérsia. Além desses, os alimentos fontes de vitamina A e betacaroteno, como tomate, cenoura, mamão e abóbora, também devem entrar no prato. Eles precisam estar presentes no cardápio diário, em porções variadas, para os resultados serem notados. 
Já para espantar as estrias, é preciso lançar mão de alimentos que fortalecem a pele. Quem cumpre o papel são os alimentos que possuem nutrientes formadores de colágeno, como vitamina C, cobre, manganês, vitamina A e vitamina E.

Para recorrer à vitamina C, consuma laranja, morango, limão e acerola. Soja, amêndoa, feijão, lentilha e grão-de-bico fornecem cobre. Enquanto o manganês pode ser encontrado no feijão, na lentilha e nas nozes. Alimentos amarelos e laranjas são ricos em vitamina A. Óleos e sementes oferecem boas doses de vitamina E. Assim como na luta contra as celulites, a ingestão desse time de alimentos deve ser diária. 

Surpreenda com cabelos brilhosos
A estação quente não colabora muito com os fios. A combinação de sol, vento e água do mar ou da piscina resulta em cabelos ressecados e sem brilho. Daniela Jobst afirma, porém, que um mix de alimentos benéficos aos fios no cardápio diário é capaz de recuperar e manter a saúde dos cabelos em dia.

A biotina, encontrada na gema do ovo, estimula a síntese capilar. Aveia, cevada e salsa oferecem boas doses de silício, que também ajuda na reestruturação dos fios. A vitamina B12, obtida pelas carnes, favorece a uniformidade dos fios. Alimentos ricos em ômega3, 6 e 9 devem compor o cardápio a favor dos cabelos brilhosos.

Oleaginosas, azeite de oliva extra-virgem, semente de linhaça e peixes de águas frias são alimentos fontes dos ômegas. Eles são responsáveis pela promoção do equilíbrio das gorduras e da lubrificação do fio capilar , explica a nutricionista clínica funcional. Daniela lembra ainda que todos os alimentos com função de tratamento estético devem ser consumidos diariamente, como parte habitual da dieta. Assim, os resultados são garantidos. 

Hidrate-se na medida certa
A recomendação diária de dois litros de água é redobrada no verão, época em que o corpo sofre mais com a perda de líquido. Alguns alimentos tipicamente saboreados na estação ajudam a atingir a recomendação e, até mesmo, a superá-la. Ricos em água, melancia, melão e pêra ajudam a atingir o valor de ingestão de água mais facilmente, além de hidratar o corpo com os sais minerais que os compõem , aponta a nutricionista. Inclua de três a quatro porções das frutas em seu cardápio de verão e garanta a hidratação na dose ideal. 

12 comentários:

VIVI - VENCENDO CADA DIA!!! disse...

Oie amiga, Bom dia!!

Gostei da dica de hoje!!
Principalmente para celulite...vi ontem que o bicho está pegando na minha barriga, por isso vou procurar fazer isso dos alimentos pra ela, pra tentar amenizar!!

beijos

Anna disse...

adorei a dica q fala das estrias, eu tenho bastante na barriga :(
e vou em busca dos alimentos certos quem sabe ameniza as minhas ... e meu cabelo anda parecendo rabo de rato kkkkk vou recorrer as dicas menina, muitoooo bom
bom dia uma sexta linda pra vc

Dric@ disse...

Vc sempre trazendo dicas riquíssimas para nós.
Vou comer muito azeite de oliva extra-virgem, castanha do pará, soja, amêndoas, feijão, lentilha e lima da Pérsia; pois gostaria de detonar minhas celulites e os tratamentos estéticos são tão caros.
Preciso tomar vergonha e usar os cremes que tenho guardado no armário.
Bjão e um dia muito especial

Angélica disse...

OM DIA COM ALEGRIA AMIGA!!!!!!!!!! LINDA!!!!!!!!!!!!!!!
"A persistência é a tentativa renovada e reciclada de se atingir um objetivo importante. A pessoa que persiste nunca desiste, mostra ter uma grande força de vontade."
MARAVILHOSA SEXTA FEIRA COM UM EXCELENTE FIM DE SEMANA A VOCÊ E SUA FAMÍLIA!!!!! Beijos de ternura e carinho!!!!!!

Nina Morais disse...

Não dá para desfilar de biquini (precisaria de muito esforço físico para ajeitar as coisas, não tenho esta disposição) mas sou totalmente à favor da alimentação de qualidade.
Diversidade nos ingredientes, cores e apresentações, e evitar (ao máximo) expor o azeite ao calor, usar gorduras animais e abusar do açúcar.
Mesmo que não deixe corpo e cabelos perfeitos, a alma e o organismos certamente agradecem.
bjs

Alexsandra disse...

Ótimas dicas!!
Bom final de semana!!
Bjus

εïз Dani εïз disse...

Nossa, quanta informação importante!! Muito obrigada por compartilhar ;)

Já copiei e vou anotar as dicas que mais gostei!!

Beijos, e um lindo final de semana!

FRANCIELLE disse...

Ótimas dicas!!!
Bjos, Fran.

Bruxa do 203 disse...

Já anotei as dicas para o cabelo! Adorei! Não gosto de pele bronzeada, acho artificial demais. rs


Fiz o frozen yogurt do post de ontem, ficou ótimo! Vou fazer sempre, uma ótima solução para o calor.

Akasha Taltos disse...

Post muito bom e interessante. Bom fds e bjks.

Flá BH disse...

Oi amiga
rs obrigada pelas dicas
to tão branca, precisando de um bronze
mas o sol ainda ta fraco em BH rs
tenha um ótimo final de semana
Beijos

s.o.s. diet disse...

Quantas dicas maravilhosas! O alimento deve ser usado para o nosso benefício e não para nos prejudicar!

Deixei um selinho pra vc no meu blog!

Beijos e bom fim de semana!

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