Eu gostaria de compartilhar aqui um dos artigos mais esclarecedores sobre a problemática que envolve nosso suceso ou fracasso no emagrecimento.
Obrigada,
Dr. Marco Antonio De Tommaso
PSICOLOGIA EMAGRECE?
Dito desta maneira, a frase fica muito vaga!
O que emagrece uma pessoa é uma reorientação nutricional equilibrada, personalizada e saborosa e que seja hipocalórica, isto é, que contenha menos calorias do que esta pessoa gaste em sua vida diária acrescida a aumento da atividade física. Até aí, nenhuma novidade.
Hoje existem diferentes maneiras de fazer isto, adaptando a nutrição ao estilo alimentar de cada um. Afinal, o que não faltam são excelentes nutricionistas, médicos competentes e ótimos educadores físicos. A informação circula em abundância na mídia e a maioria das pessoas sabe o que deve fazer para emagrecer.
Sabe, mas...Não consegue! Seus esforços mais honestos esbarram em obstáculos diversos, muitas vezes uma auto-sabotagem, um autentico “ato terrorista” do inconsciente que “encerra mais um dos muitos tratamentos para emagrecer que fracassou”. Troca de médico ou de nutricionista e...O filme se repete...Cada vez que isso ocorre, a pessoa se sente abalada, sua autoestima vai para baixo e ela descrê da possibilidade de emagrecer. Não se conforma com seu peso, mas não consegue manter-se aderente a um programa. É acusada se “desonestidade”, a família e os amigos parecem duvidar e a profecia se realiza...Emagrece no começo e depois...Engorda!Um autêntico yô-yô. Paralelamente há baixa autoconfiança em relacionamentos, no trabalho, na vida social e muitas vezes isolamento em relação às pessoas. E aquela sensação de derrota...
Se for seu caso é hora de encarar francamente: O QUE SE ESCONDE POR TRÁS DA GORDURA? Problemas emocionais? Dificuldades afetivas? Medo? Ansiedade? Baixa autoestima?
Se você sabe o que fazer, já se assessorou devidamente e não consegue fazer o que sabe que deveria, se inúmeras dietas tiveram o mesmo fim, abandono e frustração, NÃO ACHA QUE ESTÁ NA HORA DE CONHECER QUE EMOÇÕES SE ESCONDEM ATRÁS DA GORDURA?
Aí sim, a Psicologia funciona. Entra em ação e atua onde nutrição, endocrinologia, educação física não tem acesso: NO NÚCLEO CENTRAL DAS EMOÇÕES QUE, POR ALGUMA RAZÃO, LHE DIZ “permaneça gorda”. E muitas formas de obesidade podem ser consideradas formas inadequadas de trabalhar as emoções!
SE VOCÊ COME DEMAIS DEVIDO A UM PROBLEMA EMOCIONAL, SÓ COSEGUIRÁ EMAGRECER SE TRATAR ESTE PROBLEMA.
Dr. Marco Antonio De Tommaso
- Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
- Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010
- Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
- Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010
- Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
- Psicólogo da Agência L'Equipe de modelos.
- Psicólogo da Agência L'Equipe de modelos.
- Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br/estilo
Disponível em: http://tommasopsicologia.blogspot.com.br/2012/06/psicologia-emagrece.html, acesso em 06/06/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!