TRANSLATE THIS SITE

Pessoas que me motivam

31 de ago de 2010

Meta da semana!


Olá!!!

Vejo que a cada dia há mais seguidores e isso me deixa muito feliz!!!! Mesmo!!!! Mas poucas pessoas me deixam recadinhos, comentários... Snif! Please, deixem seus comentários que eu ficarei muito contente mesmo!

Bom, minha meta da semana é deixar de vez a casa dos 70kg e deslanchar rumo aos 61kg. Só agora estou "entrando" em roupas que não me serviam há mais de 2 anos! Que maravilha!

Engraçado que estou com o mesmo peso que estava ao sair da maternidade em 2000. Eu havia engordado 19kg na gravidez e tinha deixado 8kg na maternidade. Aí a maioria das pessoas diz que é maravilhoso perder 8kg da noite para o dia (literalmente). Mas não é! A diferença é que agora, mesmo com 10 anos a mais, estou mais durinha :-)  Meu corpo está mais bonito e eu aparento estar mais magra (ou menos gorda) que naquela época. Afinal de contas, eu estava com peitão amamentando (Que saudade! Amamentei por 1 ano e meio!!!) e a barriga mega flácida. Isso nos mostra que fazer RA no ritmo "uma semana de cada vez" E fazendo atividade física é muito melhor para nossa saúde e nosso corpo. E não é necessário virar rata de academia, mas sim ter continuidade e frequência. Eu faço musculação 3 vezes por semana, mas faço só 45min ou 1h porque não tenho tempo mesmo, às vezes eu vou  e faço 20 minutos e depois saio para minhas obrigações e mais tarde volto à academia para terminar os exercícios. Além disso, desde o estrago que fiz no meu joelho esquerdo na viagem a Bariloche em julho, eu nãot enho feito exercícios aeróbicos, nem "normais" de perna. Enquanto eu estiver com dor eu vou ter de fazer exercícios de isometria. Só faço os "normais" para abdominal e braço. Portanto, apesar de estar com 47 anos eu estou gostando muito dos resultados que tenho observado no espelho e na balança. Ainda tenho um bom caminho a percorrer, mas quero chegar a 2011 na minha meta! Ótimo dia a todas!

Basta contar os pontos???

OLÁ A TODOS!!!
Fiquei ausente por alguns dias devido a muitas coisas que tenho de fazer e não sobrou tempo para escrever aqui. Tenho dormido tarde demais por causa dos posts aqui e isso tem me deixado cansada durante o dia. Vida de professora cm filha pequena e RA para cuidar não é moleza. No entanto, decidi sentar hoje e escrever um pouquinho.

Na pesagem da semana passada (6ª feira) eu constatei que emagreci só 100g :-(

Não extrapolei na pontuação e não comi os 35 pontos extras que posso comer na RA dos Vigilantes do Peso. Então, por que emagreci tão pouco?

Analisando a minha alimentação semanal, vejo a presença marcante de bolacha cream cracker light
Pois é, apesar de constar no pacote que seis delas somam só 2 pontos, eu acho que o fabricante deve estar mentindo. Toda semana em que eu abro um pacote delas, o emagrecimento vai devagar quase parando. O pior é que eu adoro essa bolacha, o sabor salgadinho, a textura crocante, enfim, é uma das guloseimas que eu vou ter de esquecer que existem.
Não basta contar pontos, temos de fazer escolhas inteligentes.

Beijos e ótima semana a todos!

27 de ago de 2010

Autocontrole e Mudanças

Acabo de chegar da cozinha, onde ataquei o copo de requeijão light + geleia diet + bolachas cream cracker light (ainda bem que é tudo light, MAS ENGORDA!!!) após ter um dia de difícil autocontrole, mas tinha conseguido me manter nos pontos certos. Até que não aguentei. Não era fome, era ansiedade incontrolável. A gente está aprendendo a se autocontrolar, mas é difícil, há momentos maravilhosos e de orgulho, mas há momentos de recaídas.
Quando eu me chateio com algo eu fico assim e acabo me prejudicando. Isso não pode continuar a acontecer. Estou chateada com uma situação: uma escola onde trabalho está em obras e mantém todos nós trabalhando junto. Essa semana o cheiro de tinta a óleo estava INSUPORTÁVEL! Minha garganta está queimando e minhas vias respiratórias estão entupidas. Já estamos com o problema ambiental de secura no ar, aí a irresponsabilidade dos superiores nos mantém em ambiente insalubre. Eu fico revoltada! Ontem eu dei aula no jardim da escola, mas não dá para fazer isso todos os dias! Agora eu me pergunto: pra quê atacar a comida? Pra quê ficar com vontade de comer coisas calóricas???? Cadê o autocontrole? Eu até fui passear com o cachorro, fiquei 2h na academia, mas não consegui lidar com minha própria cozinha!
AUTOCONTROLE! AUTOCONTROLE! DISCIPLINA! Vamos, eu mereço emagrecer e ficar bem!!!! Solange, você precisa se amar e se controlar mais!!!


Vamos lá! Uma refeição de recaída não significa meses de retrocesso. Amanhã é um novo dia, um novo nascer do sol, energias renovadas e vamos continuar treinando, tentando mudar e ensaiando mudanças para que um dia (e como espero que esse dia chegue logo!) esses ensaios virem roteiros de VIDA!

Beijos!

24 de ago de 2010

PROGRAMAS SOBRE EMAGRECIMENTO

Olá a todos!

Tenho assistido a 3 programas no GNT sobre emagrecimento e alimentação saudável.
Às 20h (tem 30 min de duração) é o "Você é o Que Você Come". Em cada episódio, uma nutricionista (Gillian McKeith) faz uma avaliação dos hábitos alimentares de uma pessoa ou família acima do peso. Ela prepara um programa de reeducação alimentar e exercícios físicos para melhorar a saúde e a vida em geral dos participantes. Após oito semanas, ela retorna para verificar o resultado que eles alcançaram. Tem sido muito interessante, pois eesas pessoas emagrecem mais de 10kg nesse período, o que eu acho excelente. Só que ela é radical: a pessoa só come legumes nessa fase inicial. Ela diz que mais adiante serão introduzidos alimentos mais calóricos na rotina. No entanto, isso nunca acontece na frente das câmeras. Outra coisa que eu acho é que, no programa, parece que emagrecer acontece num passe de mágica, mas isso é porque eles têm 30min para mostrar todo o processo de mudança de hábitos.
Outro programa no mesmo canal se chama Noivas Fora de Forma. Nesse, a 6 semanas do casamente, a noiva não cabe no vestido que comprou pro casório. Aí entram um personal trainer e uma nutricionista para fazer a noiva malhar e comer menos para caber no vestido de noiva.
O melhor de todos é Jamie Oliver e a Revolução da Comida. Ele recebeu o Prêmio Emmy pelo programa, onde inicia uma campanha para mudar a alimentação das crianças junto às mães e nas escolas. É assustador quando ele se depara com crianças que não sabem o que é um tomate fresco - eles dizem que é batata!!! - e se alimentam de comidas congeladas e pré-prontas, como nuggets, babata frita e pizza. Esse progrmana passa aos sábados às 19h.



Alguem aqui assiste? O que vocês acham?

22 de ago de 2010

O BEM MAIOR


Simplesmente AMEI a coluna de hoje da Danuza Leão na FOLHA. Por que será que há tantos BLOGs? Porque a gente precisa de atenção, carinho, força, e esse é um lugar onde encontramos isso, mesmo que seja virtualmente. Ótima semana a todos vocês e, desde já, agradeço a todos que escrevem palavras de carinho e incentivo aqui.

FOLHA DE SÃO PAULO - COTIDIANO
São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010


O bem maior


Não adianta ter todo o poder e dinheiro do mundo se ninguém pergunta se você melhorou da gripe


Afinal, o que todos queremos da vida, além do básico? Bem, para começar, é preciso definir o que é o básico.
O básico é igual para todo mundo, ricos ou pobres: uma casa, saúde, uma aparência agradável, algum dinheiro, um pouco de amor, que faz bem enquanto dura e mal quando acaba, e por aí vai. Mas mais que tudo, queremos o que é o bem mais precioso: um pouco de atenção.
Para conseguir atrair a atenção do mundo -ou de apenas uma pessoa- somos capazes de quase tudo; os homens, quando fazem o que mais gostam - surfar ou jogar uma pelada -, se tiverem uma namorada olhando do que são capazes, acham a vida muito melhor. Ninguém suporta ser completamente anônimo, por isso as pessoas passam a vida buscando o dinheiro, a beleza, o poder ou a fama; para quê? Para existir, apenas.
As crianças fazem tudo que lhes passa pela cabeça; em todos os momentos querem uma presença ao lado, olhando, e se for preciso, choram e gritam para chamar a atenção.
Quando aprendem que certas coisas não podem mais fazer, vão por outros caminhos, sempre procurando ser olhadas, percebidas, notadas. Qualquer coisa na vida, qualquer, é melhor do que a indiferença.
Se não for possível sermos amadas e idolatradas pela humanidade, como gostaríamos, é preferível ser odiada a não despertar sentimento algum.
Uns engordam, outros pintam o cabelo de verde, alguns tentam uma carreira de sucesso. Não se trata de mera vaidade: é uma questão de ter a consciência de que estamos vivos, e se ninguém nos olha é porque não estamos. E se não estamos, de que adianta ter um coração batendo?
Por que você gosta tanto de ir ao médico? No curto tempo de uma consulta a atenção é toda dirigida a você; existe alguma coisa melhor do que ter alguém perguntando como vai seu apetite, se tem dormido bem, que diga que você precisa deixar de fumar? Aliás, são raros os que fazem isso; na maioria dos casos, pedem uma lista de exames e despacham você com um olhar gelado.
E o analista, então? Esses são maravilhosos: durante 50 minutos você tem uma pessoa inteligente que ouve os maiores absurdos, compreende tudo, justifica tudo, e você até sente que não está tão só no mundo. Pais e mães têm sempre tempo para ouvir um filho, mas filho nunca tem tempo para ouvir pai ou mãe, nem que seja para comentar um filme; mas não sofra com isso, faz parte.
Atenção verdadeira é fundamental. Quando sua empregada disser que está resfriada, tire dois minutos -só dois- do seu dia, que tem 1.540, para saber o que ela está sentindo; pegue no banheiro o vidro de vitamina C que trouxe de Nova York e dê a ela, que deve tomar três vezes ao dia.
Lembre-se de que é ela quem serve seu café da manhã, leva um chazinho quando você chega cansada, lava e passa sua roupa, e faz tudo para te agradar. E quando chegar em casa à tarde, esqueça, por uns segundos, da eleição, e pergunte se ela está melhor.
Não adianta ter todo o poder e todo o dinheiro do mundo se ninguém pergunta se você melhorou da gripe.

Amizades verdadeiras!!!

Ontem à noite eu recebi uns amigos em casa! Foi muito agradável e eu consegui me controlar! Tomei um prato de sopão logo antes deles chegarem e me mantive firme e forte a noite toda. O foco precisa mudar, ou seja, quando a gente está com amigos, é para conversar, rir, se divertir, desabafar, curtir a presença deles e a comida vem como um "anexo" (rsrsrsrs), um tempero para o encontro.

Tomamos vinho, mas eu tomei 2 taças e muita água. A pizza foi a de sempre (clique agui: massa funcional) e eu escolhi comer a de rúcula com tomate seco. da próxima vez vou escolher outra, só pra variar.

Hoje (domingo) eu acordei super tarde, quase meio dia, e passei a maior parte do dia cozinhando para a semana. Fiz arroz integral, ralei cenoura para adicionar ao patê de ontem (já tinha milho, atum natural, maionese "de leite" e shoyu light) a fim de dar um tempero mais light à sobra. Também lavei e higienizei os morangos.

Ainda estou com o nariz atacado com rinite e isso me irrita, principalmente quando eu acordo no meio da noite com as duas narinas entupidas.

O fim de semana foi agradável, tranquilo, mas o melhor de tudo é estarmos rodeados por pessoas que gostam da gente do jeito que a gente é, nos respeitam e nos incentivam a continuar a nossa reeducação alimentar!

20 de ago de 2010

Pesei hoje! Continuo eliminando peso!

Olá, pessoal!

Fui hoje à reunião dos Vigilantes do Peso e, como eu já esperava, eliminei 500g. O nosso corpo é uma caixinha de surpresas! Eu continuo fazendo tudo certinho, com um deslize aqui ou ali, mas no geral, uma semana tem sido semelhante à outra. Em algumas eu emagreci 500g (na maioria) e na passada, 1.8 kg. Como? Mistério! Nessa semana, tirando a besteira de comer d+ na 2ª feira à noite, nos demais dias eu fiz tudo certinho. Inclusive fui à academia 4 dias (fui somente 2 dias na semana passada), aumentei os exercícios, pois já posso fazer um pouco de bicicleta sem carga e faço caminhada na cama elástica. Os exercícios continuam a ser de isometria (exercícios de perna) e normal os de braço. Enfim, nosso metabolismo se altera e coisas diferentes acontecem no nosso organismo. Portanto, temos que continuar a seguir nosso cardápio, variar, diversificar, comer mais legumes e folhas, incluir 2 frutas/dia e caminhar para a frente, ou seja, para nosso peso-meta. Aqui encerro minha semana e quem quiser ver o cardápio completo dela, pode clicar no link abaixo. 

Eu gostaria muito que vocês comentassem, enfim, falassem o que pensam sobre o que eu comi, fizessem sujestões, críticas e elogios. :-)

Um abraço a todos e ótimo fim de semana!!!

Ver o cardápio semanal (planilha para 22 pontos/dia)

18 de ago de 2010

A PIZZA EM RESTAURANTES PODE SER LEVE! É só saber escolher!

A massa dessa pizza é bem levinha, tem 1 ponto (VP) cada fatia! Dá para comer coisas leves, tem até vegetariana, mas eu gosto mais da com rúcula e tomate seco e mussarela de búfala.


Essa massa é feita por uma empresa particular e uma pizzaria que eu gosto muito a oferece no cardápio. A diferença entre a massa padrão dessa pizzaria e  a massa funcional é mínima (em termos nutricionais), mas a funcional é bem mais saudável. Além disso, o gosto é o mesmo do da massa padrão dessa pizzaria. DELICIOSA! Eu pedi a eles a informação nutricional e cá está:



MASSA DA PIZZA PADRÃO INTEIRA (8 PEDAÇOS)
MASSA DE PIZZA FUNCIONAL INTEIRA (8 PEDAÇOS)
MASSA FUNCIONAL
Calorias
467,05
392,65
- 15.93% de calorias
Carboidratos
80,53g
69,05g
- 14.25% de carboidratos
Gorduras Totais
8,28g
7,30g
- 11,84% de gorduras totais
Fibras
3,13g
5,64g
+ 80,15% de fibras
Amido Resistente
0g
10,53g
Presença de amido resistente

 Esse "amido resistente" é muito bom para a saúde! :-)


Segue aqui o que comi hoje:
QUARTA – 18/08/10 PONTUAÇÃO
CAFÉ DA MANHÃ
1 xícara café com leite 2
4 torradas light 8 grãos 2
2 CS requeijão light 1
2 fatias blanquet peru 1




Subtotal 6
LANCHE DA MANHÃ
1 barra cereal light 1






Subtotal 7
ALMOÇO
½ xíc. Arroz integral 2
1 sobrecoxa de frango 3
couve manteiga 0
2 CS ketchup 0
1 copo suco maracujá + soja light 0
1 copo de melão 1






Subtotal 13
LANCHE TARDE
1 barra cereal light 1
1 banana prata 1




Subtotal 15
JANTAR
4 torradas light 8 grãos 2
1 omelete com: 1 ovo + 1 clara 2
4 fatias de queijo branco light 4
2 fatias de blanquet de peru 1
4 CS ketchup 1
2 cc margarina light 1
cogumelos e couve manteiga 0
Subtotal 26
Pontos EXERCÍCIOS 2
TOTAL DO DIA 24
Pontos FLEX/DIA 4
Pontos FLEX/SEMANA 16
Sobras de pontos FLEX 19
PROTEÍNA (5) 5
CARBOIDRATO (5) 4
VERDURAS/LEGUMES (3) 3
FRUTAS (2) 3
GORDURA (2) 2
LEITE E DERIVADOS (3) 4
 

17 de ago de 2010

Altos e JACADAS!!!

Pois é, eu estava indo bem até ontem à noite. Eu me aborreci porque "esqueceram" minha filhota na escola e fiquei FURIOSA, aí... jacadas! Estou usando esse termo porque a Sissi do "Esquadrão contra a gordura" usou e eu não conhecia o termo, mais usado em Portugal. Significa: enfiar o pé na jaca!


Mais um sinal que eu estou em evolução e isso não acontece da noite para o dia. Toda 2ª feira o avô de uma coleguinha dela a pega na escola e leva as duas ao catecismo. Para mim é ótimo porque eu saio do meu trabalho 15 minutos antes do horário e não tenho que pegar o trânsito da hora do rush para buscá-la. Ontem o avô esqueceu de pegar a minha filha e, às 19h15 me ligaram da escola porque ela "ficou lá". Eu estava tomando meu sopão, larguei tudo e saí enlouquecida! Quando voltei, fui jantar e comecei a pegar torrada daqui, pão dali, EU NÃO CONSEGUIA ME CONTROLAR!!!! Foi sufocante eu passar por aquela angústia e comer ao mesmo tempo. Resultado: comi coisas que eu não precisava comer, pisei no tomate e estraguei o dia. Sinto-me como se tivesse engolido um monte de SAPOS, pois na verdade, o avô me faz um favor, então eu não posso "cobrar" como eu cobraria de um perueiro. Enfim, a partir da semana que vem, eu vou buscá-la para ir ao catecismo. Será mais um carro na rua para poluir e piorar o trânsito na hora do rush. Nos demais dias, meu marido e eu já vamos normalmente buscá-la no horário.
Sabe, muitas vezes eu sinto que está ocorrendo uma banalização dos valores que toda sociedade que se preze deveria ter e preservar.
"É só um esquecimentozinho! " - e a criança fica 1h30min na escola esperando alguém aparecer para buscá-la.
"É só um RG falsificado para o adolescente entrar na balada."
"É só um sinal vermelho ultrapassado."
"É só uma gambiarra para roubar sinal de sei lá o quê!"
"É só uma fumadinha de algo ilícito." 

E aí os valores ficam BANALIZADOS, as pessoas vêm assaltos, injustiças, e NÃO SE SENSIBILIZAM! Simplesmente porque se torna parte do cotidiano e NÃO É COM ELAS que está acontecendo. 

Nós precisamos agir no REAL da mesma forma que agimos no VIRTUAL: dar força às pessoas, sermos solidários, tentarmos nos colocar no lugar do OUTRO antes de agir sem responsabilidade e de forma esgoísta.

Desabafei! Agora já voltei à vida real, com a RA bonitinha e deixarei a "jacada" de ontem no passado.

É muito bom escrever para desabafar, pelo menos a gente não fica com o "sapo" entalado! ;-)



Vou postar meu cardápio do fim de semana. O de ontem à noite eu nem me lebro direito o que comi, mas anotei tudo o que lembrei.
Bjs!

Sábado – 14/08/2010 PONTUAÇÃO
DOMINGO – 15/08/10 PONTUAÇÃO
CAFÉ DA MANHÃ

CAFÉ DA MANHÃ
2 ameixas secas na água 1
1 pão light 1
2 pães light 2
2 fatias queijo branco light 2
1 CS requeijão light 0
1 xícara café com leite 2
1 xícara café com leite 2
1 kiwi 0










Subtotal 5
Subtotal 5
LANCHE DA MANHÃ

LANCHE DA MANHÃ




















Subtotal 5
Subtotal 5
ALMOÇO

ALMOÇO
1 batata média 2
1 ovo cozido 2
1 bife de fígado 2
1 fatia de queijo minas light 1
couve manteiga 0
1 pão light 1
moho tomate seco com cebola e



Cogumelo + 1 cc azeite 1


1 sobremesa de morango com gelatina diet 1

















Subtotal 11
Subtotal 9
LANCHE TARDE

LANCHE TARDE
1 empadinha pequena de palmito 3
1 pacote de fibrax cookies 2
1 café com leite 1
1 xícara café com leite 2










Subtotal 15
Subtotal 13
JANTAR

JANTAR
1 prato de alface 0
1 batata média 2
Cogumelos + 4 fatias queijo minas light 4
1 bife de fígado 3
tomate seco + cebola + 1cc azeite 1
couve manteiga 0
3 pães light 3
2 cc azeite 2
1 CS requeijão light 0


2 cc geleia sem açucar 1


3 damascos secos 1


Subtotal 25
Subtotal 20
Pontos EXERCÍCIOS 0
Pontos EXERCÍCIOS 0
TOTAL DO DIA 25
TOTAL DO DIA 20
Pontos FLEX/DIA 3
Pontos FLEX/DIA 0
Pontos FLEX/SEMANA 3
Pontos FLEX/SEMANA 3
Sobras de pontos FLEX 32
Sobras de pontos FLEX 32
PROTEÍNA (5) 1
PROTEÍNA (5) 2
CARBOIDRATO (5) 6
CARBOIDRATO (5) 4
VERDURAS/LEGUMES (3) 3
VERDURAS/LEGUMES (3) 1
FRUTAS (2) 3
FRUTAS (2) 1
GORDURA (2) 2
GORDURA (2) 2
LEITE E DERIVADOS (3) 6
LEITE E DERIVADOS (3) 4












MANUTENÇÃO DO PESO

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA

POSTS MAIS POPULARES