Seguidores do Escrever para Emagrecer

1.8.12

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA NOSSO CORPO

A agitação da vida moderna, a tecnologia e a necessidade de produzirmos cada vez mais são fatores que geraram um quadro preocupante: homens, mulheres e crianças tem se tornado cada vez mais sedentários, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso acarreta enormes problemas à saúde, que vão da pressão alta à obesidade infantil. A boa notícia é que com exercícios físicos, boa alimentação e sono regular, você pode reverter este quadro.
Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a saúde física e mental de quem os pratica. A incrível "máquina" que é o corpo humano foi evoluindo para estar sempre em movimento, espalhando-se pelo mundo em longas caminhadas, caçando, plantando, nadando. Ficar parado, portanto, é agir contra nossa própria natureza.
Manter uma rotina de exercícios regulares, em contrapartida, é uma constante injeção de saúde integral com benefícios para todos os nossos sistemas. Confira alguns deles:
- O cérebro funciona melhor com a sensação de bem estar e com a auto-estima em dia.  Como os exercícios fazem isso?  A atividade física estimula a liberação de substâncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central, hormônios como serotonina e endorfina que atuam na sensação de bem estar e relaxamento.
- O sistema respiratório é também bastante beneficiado.  Nariz e garganta são menos acometidos de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral, pois a atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico. Outra grande contribuição dos exercícios físicos para a saúde é na melhoria da capacidade pulmonar. Isso acontece porque, ao fazer exercícios ocorre o aumento de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.
- O coração e todo o sistema circulatório são também beneficiados. Os exercícios são responsáveis pelo aumento da resistência aos esforços físicos e ao estresse. Doenças como angina, infarto e arritmias têm sua incidência diminuída.  Isso acontece porque os exercícios estimulam a vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias - como pressão arterial e colesterol.
- E a barriguinha? Passa a se chamar abdome, graças à perda de peso. Quando você pratica exercícios, principalmente os localizados, reduz a gordura e aumenta a massa muscular. E como o músculo é um tecido muito ativo, ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.
- A ação no pâncreas é fundamental para o controle do diabetes. Os exercícios trabalham na diminuição da resistência à ação da insulina, que é o hormônio que facilita a entrada de glicose nas células. Com isso ocorre um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.
- Força das pernas o que diminui os edemas, varizes e o risco de trombose. Isso ocorre, porque os exercícios localizados nessa área aumentam a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Com isso, o sangue volta mais rápido para o coração, melhorando a circulação.
- Para seus vasos sangüíneos também só tem vantagens. Os exercícios reduzem as obstruções nas paredes dos vasos, evitando assim aterosclerose, derrames cerebrais e infartos. Os exercícios conseguem esse pequeno milagre, pois reduzem as taxas de colesterol total e elevam o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. 
- A estrutura óssea do seu corpo fica mais forte. Exercícios físicos reduzem os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice. Isso acontece porque estimulam a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).
Antes de começar a se exercitar
Ficou animado? Praticar exercícios físicos é realmente a solução e a prevenção de inúmeras questões em sua saúde. Mas, para que tudo o que foi apresentado até agora realmente aconteça, não se esqueça de visitar seu médico para fazer as avaliações indicadas. Elas dirão que tipo de exercício você pode praticar. Depois, com essa indicação selecionada, coloque tudo em prática e desfrute uma vida mais saudável.  Cuide bem do seu corpo que ele cuidará ainda melhor de você.

2 comentários:

  1. Bom demais ler vc nesse momento de catarse e perceber que não sou um ser perdido no mundo mas o sentimento é dividido.
    Tb sinto saudade de nossas conversar, vc faz parte d euma pequena lista de pessoas que somaram e somam em minha história através desse mundo virtual.
    Muitas vezes vejo postagens suas no facebook mas fico tímida em comentar pelo tempo que sumi e não dei notícias.
    O melhor de tudo é perceber que quanto conquistamos alguém com sinceridade não se pensa no tempo perdido mas no que ainda pode ser vivido.
    Precisamos nos falar.
    Amanhã vou enviar um e-mail e procuraremos reiniciar nossos papos que sempre me fizeram tão bem.
    Boa noite e até breve.
    com carinho.

    ResponderExcluir

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA