Seguidores do Escrever para Emagrecer

7.12.20

HORMÔNIOS QUE NÓS PRODUZIMOS QUANDO FAZEMOS ATIVIDADE FÍSICA

Essa semana eu fui treinar, mas não estava me sentindo bem, estava meio tristonha. Eu fui e voltei pedalando, o que ajudou um pouco. Conforme o treino foi acontecendo, eu comecei a melhorar. No final da aula, eu estava melhor, mas a minha professora me sugeriu que eu fosse fazer um pedal forte para recarregar minhas energias.

Eu fiquei pensando... Será que estou viciada em exercícios? Se sim, que bom! Mas vamos descobrir o que acontece dentro da gente quando nós treinamos: nós produzimos hormônios que nos dão prazer. Fui pesquisar melhor e encontrei esses 4 principais:

OS HORMÔNIOS DA FELICIDADE

Também chamados de “hormônios do prazer”, a dopamina, serotonina, endorfina e a ocitocina são substâncias químicas produzidas pelo cérebro, essenciais para o desempenho de diversas funções físicas e psicológicas, e também estão relacionadas às sensações de motivação, alegria, euforia e ao bem-estar geral.

1) DOPAMINA

A DOPAMINA é produzida quando nós chegamos na linha de chegada, quando atingimos um objetivo que nos faz sentir orgulhosos de nós mesmos: um treino completo, uma dança coreografada apresentada com sucesso, uma meta de trabalho atingida, uma promoção, como também as metas de emagrecimento. Por isso é melhor a gente estabelecer diversas mini-metas, como emagrecer 200 a 300g/semana ao invés de 1 kg. Fazer 30 min de atividade física 3 vezes por semana, ao invés de 2h/dia todos os dias. #dopamina 

2) SEROTONINA

 A SEROTONINA é produzida quando nos sentimos pertencentes a um grupo, acolhidos, aceitos. Talvez por isso que publicamos no Strava ou nas redes sociais quando concluímos uma prova, ou algum pedal, ou outro tipo de treino. Isso nos faz sentir parte do grupo, aceitos e admirados, o que tem como resultado a produção de serotonina.
Sentir gratidão também estimula a produção de serotonina.


3) ENDORFINA

 A endorfina é parecida com a dopamina, pois também influencia no nosso humor. Ela é tão incrível que age como anestésico, diminuindo as dores físicas, relaxa o corpo, a mente, como também causa certa euforia. Quem não gosta de se sentir bem assim? Ah! Você quer produzir mais endorfina? Dê boas gargalhadas!!! É certeiro! #endorfina

4) ADRENALINA e NORADRENALINA

A adrenalina e a noradrenalina são liberados durante os exercícios muito intensos, nos preparando para provas, competições e treino forte. Eles atuam em conjunto, preparam o corpo para o esforço físico, aceleram a queima de gordura, auxiliam no processo de liberação de glicose e ácidos graxos no sangue, causando a atrofia muscular, ou seja, vc elimina a massa gorda e aumenta a magra (músculos). No entanto, se vc treina muito forte, é preciso ter uma vida regrada, dormir bem, se alimentar de forma equilibrada, meditar, pois adrenalina em excesso causa mau humor, estresse, ansiedade e até doenças cardíacas. #adrenalina #noradrenalina #catecolaminas #catecolaminasliberadas

5) IRISINA

A #IRISINA foi descoberta por pesquisadores da UFRJ em 2012 e, desde então, ela tem se revelado uma grande aliada!!! Ela é um HORMÔNIO liberado pelos músculos quando fazemos atividade física com contração muscular intensa.

Primeiramente, eles descobriram que ela tem a propriedade de transformar gordura branca em marrom, o que facilita para a queima de gordura.

Recentemente pesquisadores da UNESP descobriram que as pessoas com Alzheimer têm quantidade reduzida de IRISINA, mas em pessoas sem essa doença, ela tem função neuroprotetora. Isso tem levado os cientistas a pesquisar se a irisina tem capacidade de impedir o desenvolvimento da doença em pessoas diagnosticadas precocemente. De qualquer maneira, ela recebeu o apelido de "hormônio da memória", já que age nos nossos neurônios quanto treinamos.

Em 2020 com o crescimento dos casos da COVID19, os cientistas descobriram que a irisina diminui a capacidade dos genes da proteína que o vírus se liga, o que faz com que o #CORONAVÍRUS tenha dificuldade em infectar as células do nosso corpo.

Acabei de ver aqui e descobri que em 17/12/2015 eu publiquei aqui no BLOG uma matéria sobre a IRISINA. LEIA AQUI.

A irisina pode atuar no abrandamento dos sintomas da COVID19. Leia AQUI.

==========================================================

Você que está se achando gordinho(a) demais e não faz nada, não toma uma atitude de fato... Pense bem! Será que esse desânimo está relacionado à falta de exercícios físicos?

Faça um teste! Acorde mais cedo e vá caminhar por 30min no mínimo, pelo menos 3 dias dessa semana. Quando você voltar, escreva para você mesmo(a) como você se sentiu após a caminhada. No domingo que vem, leia o que você escreveu e compare os seus escritos com o seu ânimo nos dias em que você não caminhou.

Você vai me contar?!!! Clique aqui embaixo onde está escrito COMENTÁRIOS e escreva pra mim!!!

Como você se sente após fazer atividade física?

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=Y1WMY4X1C6A acesso em 06/12/2020

https://www.youtube.com/watch?v=Y2itsObcQwY acesso em 06/12/2020

https://www.youtube.com/watch?v=2pliVqsKtK0 acesso em 06/12/2020

https://www.youtube.com/watch?v=ybWJoKAmpUcacesso em 06/12/2020

https://www.youtube.com/watch?v=NgURCY5_Xz4, acesso em 06/12/2020

https://blog.fiturban.com.br/tipos-de-hormonios/, acesso em 06/12/2020

https://cuidai.com.br/irisina/, acesso em 06/12/2020

https://www.fundacaosanepar.com.br/?q=blog/horm%C3%B4nios-da-felicidade-como-estimul%C3%A1-los-durante-o-treino, acesso em 1º/12/2020.

https://essentia.com.br/hormonios-da-felicidade/, acesso em 04/12/2020.

https://cuidai.com.br/irisina/, acesso em 04/12/2020.

http://coepbrasil.org.br/irisina-hormonio-do-exercicio-fisico-e-sua-relacao-com-a-covid-19/, acesso em 04/12/2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não imagina o quanto seu comentário me motiva!!! Comente!!!

AUTOCONHECIMENTO EMAGRECE

PEDAL LIFE

MINHAS PEDALADAS

META ATINGIDA EM 70 SEMANAS (25/02/2011, MEU NÍVER DE 48 ANOS) = 343G/SEMANA