Olá, galera light!
Voltei após um período meio longo, mas estava com saudades de vocês. Tenho visitado algumas rapidinho e lido os comentários que vocês me deixam, mas não tenho tido tempo de blogar, nem comentar. Estou gerenciando um blog para a escola onde trabalho, além de ter muito trabalho profissional e de casa para dar conta.
Enfim, estou com 60 kg, ou seja, 1 Kg abaixo da meta, mas 1,8Kg acima do meu melhor peso. Eu sabia que isso iria acontecer, porque já passei por isso em 1996, mas não gostei nada de ter ganhado esse pesinho. Tenho me alimentado bem, mas a cabeça da gente ADORA voltar para hábitos "confortáveis", ou seja, comer mais "errado".
Eu tenho observado o que ocorre na minha mente quando estou na meta.
Primeiro de tudo, deu muito medo de engordar, então fiquei meio neurótica, continuava anotando o que comia, media as porções, a quantidade de carboidratos, proteína, verduras/legumes, frutas, gordura, laticínios e supérfluos, mas TUDO sob controle.
A segunda fase foi "deixar de anotar". Essa parte é muito fácil de largar porque anotar dá trabalho, requer cálculo, controle e atenção. Só que a gente para de ter esse controle, mas não engorda, então "está tudo bem". Eu até comia mais carboidrato, deixei de comer a quantidade certa de frutas, ou de verdura/legumes, mas como nada de "ruim" aconteceu, fui “levando na bôa”.
A terceira fase foi a da introdução de coisas nem tão saudáveis no dia-a-dia. Eu acredito e prego que não podemos abandonar os alimentos que gostamos, mas que engordam, mas sei que podemos comê-los moderadamente uma vez por semana, ou até mais espaçado, mas não abandoná-los. Até aí tudo bem, né? Mas... de repente, a gente se pega comendo esses itens dia sim, dia não. Ou até mais frequentemente do que o recomendado. A balança aponta 500g a mais, mas a gente se sente segura, porque está baixo da meta e se diz: "Dá pra controlar!"
Depois disso, começam a acontecer os deslizes com maior frequência. Um dia tem festa, no outro tem restaurante, dois dias depois tem comemoração disso, no outro daquilo, no dia seguinte a gente sai com as amigas e come, bebe, e pensa que é normal. Aí a balança nos mostra que mais 500g foram adicionados ao nosso peso.
Ah! Ao mesmo tempo em que esses deslizes começam a se tornar rotina, todo mundo diz que você está ótima, linda, magrela, então pra quê se preocupar?
Preciso esmiuçar mais? Quem me acompanha desde o início sabe que eu me refiro ao “chip de gorda” que não foi transplantado do meu cérebro. Infelizmente, viu?! Ainda estou em busca do cirurgião que me faça esse transplante. :-0
Brincadeiras à parte, vou levantar tudo o que continuo a fazer direitinho:
· Preparo minha comida de forma saudável e equilibro as refeições;
· Mantenho o tamanho das porções sob controle;
· Continuo a fazer atividade física (musculação) de 3 a 5 vezes/semana;
· Continuo a beber MUITA água (uns 4-5 litros/dia);
· Praticamente não bebo mais refrigerante, nem light (perdi o gosto por eles);
· Como verduras e/ou legumes no almoço e jantar;
· Continuo a freqüentar as reuniões dos Vigilantes do Peso, onde tenho o apoio do qual necessito.
Agora vamos ao que tenho feito “quase certo” e preciso voltar aos hábitos saudáveis:
· Como frutas, mas tenho comido mais quantidade e menos variedade. Vou providenciar a variedade.
· Também preciso variar mais os legumes.
· Preciso voltar a ANOTAR tudo o que como, pontuar tudo e contar os pontos semanais (inclusive os 35 flex que tenho direito) è isso é o BÁSICO, é o ALICERCE da vida correta em Educação Alimentar, em minha opinião.
· Controlar a ansiedade e sentir de forma mais equilibrada os diversos tipos de emoções que a vida me proporciona sem vincular esses sentimentos diretamente à minha alimentação. Ou seja, não atacar o chocolate porque estou ansiosa demais, ou feliz demais, nem desesperada demais. O que me ajuda a estar mais em contato com esses sentimentos e a controlar esses processos é o BLOG. Quando escrevo aqui, eu entro em contato com minhas emoções, escrevo e, ao escrever, organizo tudo o que estou sentindo, fico no controle da “boca nervosa” e da “mão autônoma” (aquela que pega o que tiver ao alcance e enfia na boca sem pensar).
Acabei de ter um “feeling” de “déjà vu” ao reler essa postagem. Parece que eu já escrevi tudo isso antes. Bom, se não escrevi, agora estou escrevendo. Se já falei sobre isso antes e estou repetindo agora, é porque preciso escrever, sentir, me analisar, APRENDER e ASSIMILAR tudo isso quantas vezes forem necessárias.
O atleta não tem que treinar, treinar e treinar sempre, mesmo após receber medalhas de ouro em todas as competições internacionais? Pois então, se eu quero continuar usando tamanho 38 (nada ficou apertado ainda!!!), me sentir saudável, bela, com energia e disposição. Então, mãos à obra, eu sei o que é necessário fazer e “bóra” treinar, treinar e treinar!!!
Detalhe charmoso da pantufa!!!!!! |
E viva o jeans 38!!!!!! |
Ótimo fim-de-semana a todos e obrigada pelo carinho!!!
Olá amiga,nossa que linda vc ta,l ta ainda mais bonita.
ResponderExcluirDizem que emagrecer é dificil mais manter é ainda mais porque é pro resto da vida,aos poucos agente vai conseguindo o equilíbrio da manutenção e sei que vc vai conseguir amiga.
Beijão e não some não querida
Oi Solange não fica tanto tempo longe eu venho aqui todos os dias ler seu blog pois vivo tendo recaidas ai preciso de estimulo pq meu peso ocila muito,estou contando os pontos e fazendo exercícios mais estar lento,seio q tenho dificuldade para eliminar peso mais eu amo o VP por me dar prazer de comer tudo dentro do meu limite,quero e preciso eliminar 10 ks estou com 77 k eu chego la pois estou fazendo vp sozinha com meus livrinhos e vou nos blogs ler para estar sempre com estimulo tenha um ótimo final de semana vc estar linda!! e parabéns!!!
ResponderExcluirOi amiga
ResponderExcluirSaudades de vc!!!
Eu imagino que quando a gente chega no ideal proposto pela gente, deve ser uma vitória. Mais tbém não deve ser fácil manter...e eu acho que vc fez bem. em fazer essa auto-reflexão, até pq isso vai te dá mais controle..
Mais vc está indo super bem...está linda nas fotos e a altura de sua prima..rsrsr
Mais está muito linda..
beijos e um lindo fim de semana
Menina amei lêr o seu post ,pois já me imaginei tendo que manter e como seria, e através do seu post tive um idéia de como será rssrrs. Vc esta lindona nas fotos parabéns pela conquista,um exemplo para nos beijocas
ResponderExcluiroi amiga!! Que bom te ver por aqui!! Ao ler sua postagem, senti um friozinho na espinha..rsrs...parecia que você estava falando comigo! Passei e passo por todas as fases que você descreveu...engraçado como que depois de muito esforço e dedicação a gente começa a achar que já sabemos tudo e que já temos auto controle suficiente...mas temos de nos controlar sempre, para não voltarmos a engordar...
ResponderExcluirObrigada pelas palavras!
bjos
Que maravilha de post
ResponderExcluirExcelente nota 1.000 pra Vc
Parabens
Otimo findi
Bj no coracão❤
Conte comigo
Que fotos MARA!
ResponderExcluirEntrar num jeans 38... não tem preço,rs!
Sua avaliação maravilhosa como sempre reproduz alguns erros meus; ex. no inverno reduzo muito as frutas frescas; tenho que policiar legal!
Beiju!
Olá vim aqui te conhecr e adorei o blog,o texto diz tudo,eu estou em processo de perda,já perdi 12kg,e ainda quero emagrecer 18kg,mas eu já me preparo picicologicamente para o futuro magro,sei que nunca serei uma pessoa magra,mas sim uma gorda emagrecida,sei que as malditas celulas adqueridas vão estar sempre comigo,e qualquer descuido eu posso voltar a engorda e isso amiga eu não quero nunca mais.Hoje eu sei que a reeducação alimentar é um processo longo de aprendizado,e vai ter que fazer parte da minha vida para sempre,assim como a atividade fisica,eu penso assim,se eu como todo dia,eu tenho que gastar essas calorias também,então vamos treinar,treinar e treinar.
ResponderExcluirFoi um prazer conhecer o teu blog,e um poco de você.
Bjos.
Ola amiga...
ResponderExcluirPassei para dizer que tem um selinho para vc lá no meu cantinhu viu!!!
Bjinhus e um otimo Domingo
Novamente dou os parabéns não só pela conquista maravilhosa de um peso muito bacana, um manequim magro, um corpo enxutinho obtidos de uma forma absolutamente correta, saudável, equilibrada. Está linda. E pela forma adequada, sensata, como leva a sua manutenção e compartilha a sua experiência por aqui.
ResponderExcluirEste último post me tocou bastante, pois eu tinha convicção de que jamais engordaria muito, pois 'sabia tudo' (kkk) e desde que iniciei o meu processo em 2003 realmente absorvi hábitos melhores, aliás, eu promovi mesmo uma transformação imensa, para melhor, no meu jeito de pensar e agir, em especial na minha alimentação. E foi assim que emagreci mais de 50 quilos. No entanto, ao longo de 4 anos, fui fazendo boa parte do que você mencionou no post, muitas vezes negando que estava fazendo. A negação é uma coisa terrível! E então, aos poucos me vi com 5, depois com 7, depois com 6, depois com 5 de novo, depois com 8, e de repente não pesava mais (embora não seja favorável a isso, mas fiz...) e tal. Resultado: mais de 20 quilos extras, acredito mesmo que tenham sido uns 28 kg, pois quando pesei novamente, há 13 dias, já havia dado uma boa afinada e pesei 20 quilos a mais. Felizmente, detectei isso já estando firme há mais de 2 meses novamente, ou seja, já com parte do caminho de volta percorrido com total consciência, força de vontade, comprometimento. Mas foi ainda assim um susto tremendo, uma chacoalhada que, garanto, me fará ficar atenta em dobro. Chegarei com certeza ao que quero e mereço mas, desta vez, não vou vacilar mais. E você está sendo um exemplo muito especial para mim. Parabéns e obrigada. Beijos! Boa semana!
Beth
http://aconquistablog.wordpress.com
Uauuu jeans 38 isto é bom demais. Sucesso bjos
ResponderExcluirVocê está bem magrinha, tanto quanto a sua prima, e ainda abaixo da meta. Parabéns! É muito bom acompanhar a sua conquista. Agora, com todos esses cuidados e o novo chip de magra, tenho certeza de que você será sempre magrinha e saudável.
ResponderExcluirÉ, amiga.
ResponderExcluirNão tem preço mesmo não...
Parabéns.
bjs
oi Solange vim conhecer seu cantinho e saber mais de sua história de superação e quanta dica legal que vc postou hoje, realmente é nas pequenas gramas ganhas que podemos voltar ao peso antigo, temos que vigiar sempre, por isso me peso todo dia, assim fica mais fácil seguir em frente, parabéns por sua conquistas diárias, e que lindas e magras vc e sua prima juntas bjs tô te seguindo...
ResponderExcluirQue bom que não nos abandonou totalemnte hehehe! adoro teus posts sempre muito esclarecedores; Boa semana! beijos
ResponderExcluirPrimeiro preciso começar a anotar e principalmente beber água...raramente bebo água!
ResponderExcluirOlá Solange, Uauuuuuuuuuu
ResponderExcluirQue post mara viu, amei cada linha e o li todinho e refleti muito, isso é muito bom...
Vamos lá muita força
Beijinhos
Saudade amiga, espero que agora fique entre nós...sobre o anotar, é uma coisinha chata, porém tem um efeito bacana, deixa bem concreto o que comemos.Lindas fotos, Bjks
ResponderExcluiroie. sabe q me deu ate agonia essas etapas do peso, lembrei da 1 vez que emagreci e e passei por essas etapas e fui deixando ate q engordei muito mesmo...
ResponderExcluirtemos que ficar atenta p nao desandar novamente.
Adorei as fotos e vc ta muito bonita mesmo...
bjaum e uma otima semana
Oi, Solange.
ResponderExcluirVim conhecer o seu blog e sua história.
Fiquei animado sobre tudo com o tempo em que você eliminou o peso extra. Tenho trabalhado em minha mente sobre não ter pressa e focar numa vida saudável e não na balança, dando tempo para as adaptações e aprendendo com os escorregões.
Desejo muita saúde pra vc e sua família.
Abraços!
Oi Sôoo...
ResponderExcluirTu viu, completei mais uma primavera...rsrsrs
Tks pelos parabéns e elogios!
Adorei as fotos com sua prima, mega sintonisadas!
Por aqui tudo caminhando como sempre, acho a manutenção mais dificil de lidar, é bem o q tu falou mesmo, mas tu é organizadinha e determinada vai conseguir se manter.
Tenho ido no salão de sabado fazer escova, mas vou mais finalzinho da tarde...
A gente se fala...bjocas
Lu
Amigaaaaaaaa!!!
ResponderExcluirTa esquecendo da gente mesmo, mas eu entendo!!!
Espero que volte ao peso ideal rápidinho, dai não fica nesta angustia!!!
Suas fotos estão lindas, parabéns, você é um exemplo!!!
Beijossssssss e um aótima semana
Oi lindona!
ResponderExcluirNunca mais...saudade!
Adorei a reflexão, especialmente a parte do treinar e treinar, realmente é um treino diário, em busca do peso ideal! E vamos à luta!
E que fotos lindas, estão em harmonia, perfeita!
beijoo
Nota 1000 este post!!!
ResponderExcluirEu passei (acho que ainda estou passando) por estas fases e o pior, que antes mesmo de chegar ao meu peso ideal...
Mas já estou retomando!
Bjs, Fran.
Oi amiga linda!
ResponderExcluirCom certeza...nada disso tem preço!
E calça 38? Que sonho realizado!
é por isso que digo sempre:Sou uma gorda em recuperação, para sempre!
Obesidade não tem cura, tem controle!
Não dá para relaxar!
Que bom que temos sempre a chance recomeçar!
Vamos juntas!
Vc já chegou, eu vou te alcançar!
bjuxx e shalom
Que lindas voce e sua prima... as duas saudaveis e maravilhosas....
ResponderExcluirEu tambem estou na manutençao... e tenho um serio medo de voltar....
Bjus